Próxima palestra BeefPoint: Marketing Internacional da Carne em Botucatu/SP
18 de maio de 2004
IBGE: carnes são principal item em despesas de alimentação, mas participação diminui
20 de maio de 2004

Iagro alerta produtores sobre raiva bovina

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), está preocupada com os casos de raiva bovina que vem sendo constatados em Laguna Carapã. Desde o mês passado até agora seis focos da doença já foram confirmados na região. Porém, só essa semana, mais um caso está sendo encaminhado para o Laboratório de Diagnóstico das Doenças Animais da Iagro (LADDAN), e mais duas propriedades apresentam animais com sintomas da doença.

O fiscal estadual agropecuário da Iagro daquele município, Cláudio Roberto de Oliveira, informou que ainda hoje estará nas propriedades onde há possibilidades dos animais estarem infectados. Segundo ele os últimos diagnósticos vem preocupando os pecuaristas de Laguna Carapã, município que há mais de 30 anos não costuma vacinar o rebanho contra a doença. “Efetivamente a vacinação não era feita aqui na região. Acreditamos que estes focos vem sendo confirmados devido à barragem de Porto Primavera. Através dela, os morcegos hematófagos – que se alimentam de sangue – utilizam o rio Dourados e seus afluentes, pois a unidade das margens são atraente para a espécie, para chegarem até os animais”, explica Oliveira.

Contudo o coordenador do Programa Estadual de Combate à Raiva, Ademar Etiro Mori, alerta “para assim que for evidenciado algum dos sintomas da doença, como pernas traseiras fracas e ausência do apetite do animal, que o proprietário procure o mais rápido possível um veterinário capacitado ou então se dirija ao escritório da Iagro de seu município”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Iagro (Cristiane Sandim), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.