Muitas mulheres jovens estão correndo o risco de desenvolver anemia porque não consomem a quantidade suficiente de ferro em sua dieta. Neste contexto, a Agência Britânica de Padrões Alimentícios (Food Standards Agency – FSA) destacou que as carnes vermelhas (bovina, suína e ovina) são as principais fontes de ferro.
A Pesquisa Nacional de Nutrição e Dieta da FSA mostrou baixos depósitos de ferro em mulheres jovens com uma proporção de duas em cada cinco mulheres de 15 a 18 anos de idade, e de uma em cada três mulheres de 19 a 24 anos de idade. A pesquisa mostrou também que somente 9% das mulheres entrevistadas sabem que as carnes vermelhas são excelentes fontes de ferro na dieta.
A pesquisa informou ainda que 68% das mulheres jovens questionadas sofriam de sintomas comumente associados com baixo nível de ferro, como fadiga, letargia, olhar abatido ou sofriam de deficiência respiratória. O nutricionista da FSA, Sam Church, revelou que as carnes vermelhas não somente são ricas em ferro, mas contém o elemento de uma forma facilmente absorvida pelo organismo. Ele lembrou ainda que, quanto mais escura a carne, mais ferro contém.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint