Leilão no RS apura médias inferiores ao ano passado
14 de outubro de 2004
RS volta a exportar carne para o Uruguai
18 de outubro de 2004

SC quer status internacional de livre de aftosa sem vacinação

O governo catarinense solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que encaminhe o pedido de reconhecimento do status de livre de aftosa sem vacinação junto à Organização Internacional de Epizootias (OIE). Em 2000 essa condição foi obtida pelo rebanho catarinense em nível nacional. A próxima reunião da OIE ocorrerá em maio de 2005.

Na prática, Santa Catarina deixaria o Circuito Pecuário Sul, integrado por RS e parte do Paraná, livres de aftosa com vacinação. O desligamento deve ser analisado pela OIE. Santa Catarina busca avançar em mercados externos, especialmente da carne suína, já que é o único Estado brasileiro nesta condição.

O secretário da Agricultura de SC, Moacir Sopelsa, disse que retomar a vacinação, como defendem lideranças gaúchas, seria retrocesso. Na reunião de quarta-feira, em Brasília, o Mapa manteve a barreira à entrada de gado em pé do RS em SC.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.