ACNB promove etapa do Circuito Boi Verde no Espírito Santo
16 de novembro de 2004
Vendas do comércio sobem pelo 10o mês em setembro
18 de novembro de 2004

Ministro avalia decisão russa como boa vontade

Em Piracicaba (SP), onde participa do 1o Seminário Nacional sobre Biocombustíveis, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou que a decisão russa de suspender parcialmente o embargo às carnes brasileiras foi “alvissareira” e que poderá ser estendida aos outros estados reconhecidos livres com vacinação até a visita ao país do presidente russo, Vladimir Putin, na próxima semana.

“Pelo fato de Santa Catarina ser o único estado livre de aftosa sem vacinação, entendo que a decisão do governo russo foi um gesto de boa vontade. Há a expectativa de evoluirmos para a abertura do mercado russo aos demais estados brasileiros livres da aftosa com vacinação até a chegada do presidente Putin”, afirmou.

Rodrigues informou ainda que uma missão russa já está no Brasil para avaliar a situação sanitária do rebanho brasileiro após a constatação do foco de febre aftosa no Amazonas.

O comunicado enviado ao Mapa sobre a decisão russa, assinado pelo vice-diretor Evgueni Nepoklonov, do serviço russo, solicita ainda informações adicionais sobre as alterações na situação da febre aftosa no Brasil, assim como medidas de prevenção e luta contra a doença tomadas pelo país.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.