Amanhã, dia 11, às 9 horas acontece na sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), em Campo Grande, a reunião do Fórum Nacional da Pecuária de Corte da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). De acordo com o assessor técnico da CNA, Paulo Sergio Mustefaga, o encontro é a continuação das discussões sobre o mercado da pecuária em função das medidas que vêem sendo adotadas pelos pecuaristas. Outros pontos discutidos serão a denúncia de formação de cartel por parte dos frigoríficos e a implantação da Central de Comercialização de Gado.
Segundo informações da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), produtores rurais de Goiás, Mato Grosso e Paraná já confirmaram presença no encontro de mobilização pela agropecuária. O presidente da Famasul, Léo Brito, garante que a participação da classe ruralista sul-mato-grossense também será significativa. Também devem participar representantes da Acrissul, CNA e entidades de diversas regiões do País ligadas ao agronegócio.
De acordo com os dados da CNA, o ano de 2004, para a pecuária de corte, foi período de perda de renda, resultado de um aumento de 10,10% dos custos de produção e queda no preço pago pelo boi gordo.
O encontro acontece no sentido de buscar alternativas para os baixos preços pagos ao produtor, sem que este fique dependente das ações dos frigoríficos.
Fonte: Assessoria de imprensa da Acrissul