Análise semanal – 20/07/2005
20 de julho de 2005
Missões estrangeiras avaliarão carne brasileira
22 de julho de 2005

Inglaterra registra EEB em vaca nascida depois de 1996

A Inglaterra anunciou mais um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a doença da “vaca louca”. Três vacas nascidas depois de 1996, quando foi proibida a proteína animal na ração, reforçaram a suspeita de que rações contaminadas continuam sendo usadas na Grã-Bretanha.

Foi o segundo caso de contaminação de vacas nascidas após 1996. O primeiro foi descoberto em uma fazenda em Gales.

Os cientistas disseram que a ocorrência de um segundo grupo afetado pela doença e constituído por vacas jovens sugere que não se trata de um acaso estatístico e que foi a ração contaminada que provocou os surtos.

O presidente da Comissão oficial de Consultoria sobre Encefalopatia Espongiforme da Grã-Bretanha, Christopher Higgins, disse que alguns criadores podem estar infectando involuntariamente seus rebanhos por usarem velhos recipientes que ainda contêm traços de ração datados de antes de 1996.

Higgins diz que os riscos para a saúde humana são mínimos, por causa das medidas destinadas a proteger a cadeia alimentar do material contaminado.

As autoridades britânicas da área de saúde estão contatando cerca de 110 doadores de sangue devido ao aumento do risco de uma versão humana da doença da “vaca louca”. Três pessoas que receberam transfusões posteriormente contraíram a doença. Acredita-se que os doadores têm chance maior de hospedarem o agente da doença, informou o Departamento de Saúde. Os doadores foram advertidos a não doarem sangue, tecidos ou órgãos. Outras três mil pessoas que receberam o sangue dos 110 doadores também já estão impedidas de doar sangue.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.