USDA vai alterar o regulamento de rotulagem de carne
17 de abril de 2019
Balizador de Preços do Boi Gordo GPB – Boletim de 16-abril-2019
17 de abril de 2019

Uruguai busca produzir mais carne cuidando do meio ambiente

O Uruguai lançou um projeto piloto que visa trabalhar com pecuaristas, instituições e universidades, para aumentar a produtividade da pecuária e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gás metano, uma das causas do efeito estufa.

“Esperamos que a execução do projeto esteja gravitando no esforço do Uruguai para mitigar a mudança climática e restaurar terras degradadas através da promoção de práticas inteligentes em termos de clima no setor pecuário”, disse o oficial encarregado da FAO no Uruguai, Vicente Plata.

O líder acrescentou que “terá não apenas um impacto nacional, mas também internacional”, de acordo com a perspectiva de “pensar globalmente e agir localmente”.

Trata-se do projeto: “Produção pecuária climaticamente inteligente e a reabilitação do solo em pastagens uruguaias”, mais conhecido como Projeto de Pecuária Climaticamente Inteligente, implementado pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas, Ministério da Habitação, Ordenamento do Território e do Ambiente, com Assistência técnica da FAO e apoio do Global Environment Facility.

“Existe uma maneira de criar gado que minimiza os impactos ao meio ambiente, aumenta a produção, protege a biodiversidade e a qualidade da água e permite que consumidores exigentes do mercado internacional consumam um produto que possui todos esses atributos de valor agregado ambiental incorporado “, disse Walter Oyhantçabal, coordenador da Unidade de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do MGAP.

Neste sentido, ele ressaltou que o projeto visa alcançar o que é chamado de “co-benefícios”, que visam alcançar uma maior produção de alimentos.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.