Reino Unido: aumento dos abates, queda do consumo
24 de agosto de 2005
Futuro do agronegócio passa pelo marketing
26 de agosto de 2005

MT cria Centro Boi para comercialização de bovinos

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) vai implantar o Centro Boi em Mato Grosso, uma instituição com proposta de colaborar para comercialização do bovino, entre outras atividades relacionadas ao setor pecuário. O centro, que vai funcionar na estrutura da Famato, atenderá também produtores do Mato Grosso do Sul e de Goiás.

Segundo a presidente do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), Rosemeire Cristina dos Santos, o centro iniciará o funcionamento com cerca de 30 a 40 produtores do estado, onde existem cerca de 98 mil pecuaristas. “Todo projeto novo vai conquistando as adesões mostrando trabalho. Foi assim com o Centrogrãos (Centro de Comercialização de Grãos) e será com o Centro Boi. A tendência é receber as adesões ao passo que forem tomando forma as ações e atuações da instituição”, afirma.

O projeto será implantado em quatro fases. A primeira será de fornecer informações sobre o centro aos produtores; na segunda, já se inicia a assessoria na comercialização; na terceira, o centro atuará na busca de recursos para investimentos no setor, e na quarta etapa será oferecida assessoria na organização coletiva para formação de cooperativa e associação a fim de promover, entre outras coisas, o abate com ordenamento.

Não há um cronograma para implantação do centro e suas fases. Vai depender da organização e interesse da categoria. Esse projeto é mais uma medida de tentar melhorar a pecuária do estado, que enfrenta baixa rentabilidade em função da oferta do produto, falta de um trabalho de divulgação e marketing da carne e falta de entendimento entre produtor e indústria.

Fonte: Folha do Estado/MT (por Joana Dantas), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.