ABS abre novas turmas do curso de inseminador
15 de setembro de 2005
SP: criadores querem mudanças no código de proteção dos animais
19 de setembro de 2005

Relatório europeu chegará em 20 dias

A União Européia enviará ao governo brasileiro, em 20 dias úteis, a conclusão da auditoria feita nos sistemas brasileiros de produção de carne e de identificação e certificação de origem bovina, segundo o assessor especial da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Magno Campos da Rocha. Ele participou ontem da reunião final que a delegação européia teve com técnicos do Mapa, em Brasília. No encontro, os europeus fizeram um relato do cronograma cumprido no país. O Brasil terá 25 dias úteis para responder as possíveis observações contidas no relatório europeu.

A missão européia realizou a auditoria de 30 de agosto até 14 de setembro, quando visitou sete dos principais pólos brasileiros de produção pecuária. Divididos em três equipes, os europeus estiveram no Rio Grande do Sul e Mato Grosso; São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo; e Santa Catarina e Paraná. Ontem, após ficarem reunidos em Brasília das 9h às 13h, eles retornaram a São Paulo para embarcar para Europa.

Nos 16 dias da visita, os europeus levantaram todas as informações possíveis sobre a produção pecuária nacional. Segundo Rocha, eles auditaram o programa brasileiro de vacinação contra a febre aftosa, os inventários sorológicos, o serviço de controle da qualidade das vacinas produzidas no país e o Sisbov. “Os técnicos europeus estão muito preocupados com a continuidade dos avanços do Sisbov”, disse Carlos da Rocha.

A União Européia, acrescentou ele, também quer a rastreabilidade dentro dos frigoríficos e garantias da certificação bovina emitida pelo Brasil.

De acordo com o assessor especial da SDA, a missão européia visitou os serviços veterinários estaduais e federal, lojas de distribuição de vacinas contra aftosa e propriedades rurais. Além disso, os europeus inspecionaram frigoríficos, casas de desossa de gado e de distribuição de carne bovina e o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Mapa, sediado no Rio Grande do Sul.

Fonte: Mapa e Estadão/Agronegócios (por Fabíola Salvador), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.