O que esperar da arroba do boi gordo em novembro?
5 de novembro de 2025
CEO da JBS cobra mais investimentos na base da pecuária para produção eficiente
5 de novembro de 2025

Pará leva carne 100% rastreável ao varejo

O Atacadão, do grupo Carrefour Brasil, iniciou a comercialização do primeiro lote de carne bovina com rastreabilidade individual do Pará. O fornecimento foi feito pela Friboi, da gigante JBS. A iniciativa integra o programa Pecuária Sustentável do Pará, uma ação do governo estadual em parceria com o setor privado e organizações da sociedade civil.

A entrega do primeiro lote, com 12 toneladas de carne rastreada, ocorreu na segunda-feira, 03, nas lojas Atacadão Icoaraci e Portal da Amazônia, em Belém (PA). Com isso, a varejista passa a ser a primeira rede do país a oferecer carne proveniente de animais identificados individualmente conforme a nova política pública estadual.

O programa, lançado no fim de 2023 durante a COP28, em Dubai, prevê que até 2027 todo o rebanho bovino paraense seja identificado individualmente por meio de brincos eletrônicos, permitindo rastrear a origem e a movimentação de cada animal. Atualmente, o Pará tem o segundo maior rebanho do país, com cerca de 25 milhões de cabeças, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com o governo do Pará, o sistema é operado pelo Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA) e busca promover maior transparência e combater o desmatamento ilegal. O programa conta com apoio técnico e financeiro de parceiros como The Nature Conservancy (TNC), JBS, Friboi e outros frigoríficos.

Apoiadores

O Grupo Carrefour Brasil é um dos investidores da iniciativa, com aporte de R$ 10 milhões, parte do Fundo de Florestas da companhia, que destina R$ 50 milhões a projetos de conservação ambiental e biodiversidade. Os recursos serão aplicados em três eixos: 

  • rastreabilidade individual
  • assistência técnica a produtores
  • engajamento da cadeia produtiva

Segundo o Grupo, a tecnologia permitirá também o monitoramento de fornecedores indiretos, considerados um dos principais desafios para o rastreamento completo da produção de carne. “A rastreabilidade individual é um avanço importante, pois permite análises mais precisas de conformidade, incluindo fornecedores indiretos, e ao mesmo tempo aproxima o consumidor da origem do produto, fortalecendo a transparência, valorizando o produtor local e protegendo a floresta”, afirma Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos, ESG e Jurídico do Grupo Carrefour Brasil.

Para Marco Oliveira, CEO do Atacadão, a iniciativa de apoiar o Programa da Pecuária Sustentável e incentivar a aquisição desta carne com rastreabilidade individual está alinhada à estratégia de ESG da companhia na conservação da biodiversidade e do próprio modelo de negócios. “O Pará está mostrando que é possível produzir com qualidade, responsabilidade e conformidade, garantindo que práticas sustentáveis sejam acessíveis a todos,  e mostrando como o varejo tem grande potencial de ser vetor de impacto positivo para conectar o tema com o consumidor”, destaca em nota.

O presidente da Friboi, Renato Costa, vê a iniciativa como um avanço importante para toda a cadeia da pecuária. “Ao apoiar os produtores na adoção das melhores práticas, reforçamos nosso compromisso com uma produção cada vez mais sustentável e transparente”, afirma.

Fonte: Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *