Mercado Futuro – 19/03/07
19 de março de 2007
Métodos de controle do carrapato Boophilus microplus fora dos hospedeiros
21 de março de 2007

PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa, promove encontro de produtores em Itapetinga (BA)

O PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa, participou no último dia 03 de um encontro de produtores na Fazenda Caracol, em Itapetinga (BA). Participaram do evento pecuaristas integrantes do Grupo Itapetinga de Pecuária, que se encontram regularmente em suas fazendas no intuito de promover troca de experiências.

O PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, participou no último dia 03 de um encontro de produtores na Fazenda Caracol, de Almir Mendes de Carvalho Neto, localizada em Itapetinga (BA).

Participaram do evento pecuaristas integrantes do GIP (Grupo Itapetinga de Pecuária), que se encontram regularmente em suas fazendas no intuito de promover troca de experiências e implementações técnicas em suas propriedades.

O próprio Almir Mendes abriu o evento falando sobre o histórico e a caracterização produtiva de sua propriedade. Além disso, outros palestrantes abordaram temas como manejo de plantas invasoras, pastagens e melhoramento genético animal como ferramenta de produção.

Os princípios técnicos do programa, objetivos, bem como os resultados obtidos e esperados puderam ser demonstrados pela equipe PAINT presente durante a apresentação teórica na sede da fazenda. Também marcou presença o consultor de campo da Lagoa na região, Maurício Barros.

Ainda foram debatidos assuntos relativos ao sistema eficiente de produção de carne a pasto, como formação e manutenção de grupos contemporâneos de bezerros, escolha de reprodutores através de sumários, impacto da precocidade sexual na menor taxa de descarte de primíparas.

Durante a visita ao rebanho Nelore no curral, os participantes observaram vários conceitos aplicados no PAINT. “Foi realizada uma simulação prática das avaliações lineares de CPMUT (conformação, precocidade, musculatura, umbigo e temperamento), além da caracterização dos animais com melhor perfil produtivo”, enumera Caio Tristão, supervisor do PAINT.

“A equipe PAINT agradece ao GIP pela oportunidade de demonstrar nossa metodologia e filosofia de trabalho e parabeniza o grupo pela iniciativa da troca de experiências”, finaliza Marcelo Almeida, gerente do programa.

Os comentários estão encerrados.