3-B Embriões ofertará estrelas da Expozebu 2003
19 de maio de 2003
RS: Câmara Setorial da Carne decide primeiras medidas
21 de maio de 2003

SAA reinstala Câmara Setorial da Carne no RS

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul (SAA) reinstala a Câmara Setorial da Carne Bovina, hoje, na sede da SAA. Na pauta, destaca-se a proposta de reorganização da cadeia produtiva da bovinocultura feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

A reestruturação do setor de fiscalização e sanidade animal no estado e o combate aos abates clandestinos e ao abigeato são outros temas que devem gerar debate entre os representantes de 26 instituições e entidades ligadas à produção, beneficiamento, industrialização e comercialização de carne bovina. A reunião, desta que é a terceira câmara setorial retomada neste ano pela SAA, será presidida pelo secretário-substituto da Agricultura, Caio Rocha.

Além da ausência, nos últimos quatro anos, de um fórum de discussão e de definição de políticas para o setor, a cadeia produtiva da carne bovina enfrenta dois graves problemas: o de roubo de gado e a expressiva ocorrência de abates clandestinos. Conforme levantamento da SAA, cerca de 60% dos abates de gado bovino são realizados de maneira clandestina no Rio Grande do Sul, o que diminui a arrecadação de impostos e dificulta a fiscalização e o controle sanitário.

Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.