No sábado passado, pecuaristas e sindicatos de 15 municípios do Norte de Mato Grosso decidiram buscar a instalação do sistema Pesebem na região. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, está sendo redigida uma carta que será encaminhada aos frigoríficos. "Vamos explicar a necessidade e a importância da implantação do sistema e vamos buscar, amigavelmente com os frigoríficos, a instalação das balanças. Se não houver acordo, tomaremos outras providências", avisou.
No sábado passado, pecuaristas e sindicatos de 15 municípios do Norte de Mato Grosso decidiram buscar a instalação do sistema Pesebem na região.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, está sendo redigida uma carta que será encaminhada aos frigoríficos. “Vamos explicar a necessidade e a importância da implantação do sistema e vamos buscar, amigavelmente com os frigoríficos, a instalação das balanças. Se não houver acordo, tomaremos outras providências”, avisou.
Segundo informações de Angela Fogaça, do Só Notícias, as balanças eletrônicas são computadorizadas e controladas por um software desenvolvido exclusivamente para o programa. Apresentam precisão no processo de pesagem, além de serem aprovadas, aferidas e vistoriadas pelo Inmetro. Todos os técnicos encarregados da operação dos equipamentos são selecionados, treinados e controlados pela Famato. Quatorze municípios do estado já contam com o sistema.
6 Comments
Não sei se terão êxito neste momento, mais tenho certeza que é um caminho sem volta , já que ainda temos alguns frigoríficos suspeitos operando.
Espero também acabar com aquela dúvida dos pecuaristas que abatem vacas prenhas, tiram bezerros em torno de até 30 Kg e depois acham erros na balança dos frigorificos honestos.
Mas toda implementação tem um custo e isto com certeza nós veremos nos próximos meses.
Att.
Dr. Paulo
O frigorífico que não aderir ao programa Pesebem, sempre vai ficar sobre suspeita dos pecuaristas que venham a abater seus animais nestes frigoríficos, pois quem trabalha com honestidade não tem porque rejeitar a transparência
Com certeza, deveria ser implantado, pois muitos pecuaristas que investem no segmento, quando vai abater seu gado, pesa em sua propriedade, classifica seus animais, e na hora do abate tem aquela decepção, tendo a balança estas dúvidas serão sanadas.
O frigorífico que implantar este sistema certamente terá a confiança do pecuarista, e com certeza será bom para ambas as partes, ninguém vai mais falar o frigorífico me roubou.
À mulher de “César” não basta ser somente honesta, ela precisa parecer honesta. Este tipo de atitude deveria partir do Ministério da agricultura, como a quantidade de plantas frigoríficas no país não é nada de gigantesco (creio não chegarem a casa de 300), o próprio Mapa poderia arcar com este custo. Cabe ao ministro Stephanes atacar este problema para juntamente com o fim da Aftosa, para ganhar total apoio dos pecuaristas do Brasil de norte a sul.
Parabéns Famato, parabéns nossos sindicatos, pois nós pecuaristas temos sido roubados em alguns frigoríficos, empresas frigoríficas de expressão em tamanho e poder vem nos surrupiando, e faltando com respeito à coisa alheia, e como conseqüência do roubo podem inaugurar preços melhores, ate com o objetivo de sobreviverem. A falta de honestidade neste setor esta instituída.
Os produtores devem sim aderir ao sistema da Pese Bem escolher empresas capacitadas para assessorias em abates, enquanto em cada 10, 4 fazer a lição de casa infelizmente vamos remar contra a nossa produtividade.