Mercados Futuros – 30/06/08
30 de junho de 2008
Genética para um sistema de produção de ciclo curto1
2 de julho de 2008

Austrália: apesar das perdas setor faz investimentos

No geral, a indústria de bovinos da Austrália teve um ano decepcionante em 2006-07, com a seca, os menores preços dos bovinos e os maiores custos levando a uma queda nas receitas das fazendas na maioria das regiões do país e nas fazendas de todos os tamanhos. Entretanto, a lucratividade deverá melhorar em 2007-08, principalmente no norte, e a indústria está em boa forma para uma expansão futura.

No geral, a indústria de bovinos da Austrália teve um ano decepcionante em 2006-07, com a seca, os menores preços dos bovinos e os maiores custos levando a uma queda nas receitas das fazendas na maioria das regiões do país e nas fazendas de todos os tamanhos. Entretanto, a lucratividade deverá melhorar em 2007-08, principalmente no norte, e a indústria está em boa forma para uma expansão futura, de acordo com uma análise do desempenho financeiro das fazendas de produção de carne bovina feita pela Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics – ABARE).

O desempenho da indústria de bovinos da Austrália continua sendo prejudicado pela seca, particularmente no sul do país e em fazendas de pequeno a médio porte. Em 2006-07, a seca levou a uma baixa receita nas fazendas e às maiores perdas em agronegócios no sul da Austrália já registradas desde que a ABARE começou a registrar esses dados, em 1977-78. Com a seca persistindo, com os menores preços dos animais e com os maiores custos dos insumos, não é esperada melhora na receita das fazendas em 2007-08, com as perdas nos negócios persistindo.

Em contraste, uma melhora nas condições climáticas, o maior número de bovinos e os maiores valores de comércio dos animais fizeram com que os lucros nas fazendas mais que dobrassem no norte da Austrália em 2006-07, para A$ 57,5 mil (US$ 55,28) por fazenda. A previsão de mais aumentos em 2007-08 poderá levar os lucros nos negócios rurais a seu mais alto nível já registrado, de acordo com a ABARE.

Os produtores de bovinos de corte de todas as escalas no norte e no sul da Austrália têm feito consideráveis investimentos em novo capital desde 2000, apesar de isso ter sido reduzido pela seca e pela baixa receita no sul nos últimos anos – colocando a indústria em uma forte posição para expandir a produção e as receitas assim que as condições climáticas melhorarem.

Entretanto, a ABARE também reportou que esse alto investimento de capital, as menores rendas e a reconstrução dos rebanhos (no norte) têm feito com que os produtores tenham adquirido dívidas e reduzido os ativos líquidos nos últimos anos. Desde 2000-01, a dívida média dos negócios rurais triplicou, com 11% a 12% das receitas das fazendas agora necessárias para pagar esta dívida. Somente os valores das terras têm mantido o patrimônio líquido dos produtores em cerca de 90%. A reportagem é do site do Meat and Livestock Australia (MLA).

0 Comments

  1. Claudio Alberto Zenha Carvalho disse:

    Parece que tanto lá como cá, escala é fundamental na atividade de pecuária de corte, os pequenos e médios produtores com baixa rentabilidade. Virou briga de cachorro grande.