A JBS S.A, informou na semana passada ter assumido o controle de 100% da Rigamonti, uma das dez maiores empresas de embutidos da Itália. A companhia brasileira tinha 70% da Rigamonti desde dezembro de 2009. Isso ocorreu porque a Bertin Alimentos, adquirida pela JBS, já era sócia da Rigamonti. A JBS pagou 50 milhões de euros pelos 30% de participação que ainda não tinha na Rigamonti.
A JBS S.A, que anunciou na semana passada ter encerrado a sociedade com grupo italiano Cremonini na Inalca-JBS, informou também ter assumido o controle de 100% da Rigamonti, uma das dez maiores empresas de embutidos da Itália.
A companhia brasileira tinha 70% da Rigamonti desde dezembro de 2009. Isso ocorreu porque a Bertin Alimentos, adquirida pela JBS, já era sócia da Rigamonti. A JBS pagou 50 milhões de euros pelos 30% de participação que ainda não tinha na Rigamonti.
A empresa de embutidos, que fatura 130 milhões de euros por ano, tem três fábricas na província de Sondrio, no norte da Itália, e produz cerca de 7 mil toneladas de carne processada por ano. Segundo a JBS, a Rigamonti detém 40% do mercado italiano. Com a aquisição, a brasileira informa que será líder na venda de bresaola, uma carne bovina seca e curada, apreciada na cozinha italiana.
A Inalca-JBS, da qual a JBS deixou de ser sócia após uma longa disputa, também atua no segmento de bresaola. Foi essa, aliás, uma das razões de discordância entre as duas empresas, já que, na prática, depois de adquirir a Bertin, a JBS tornou-se concorrente da Inalca-JBS.
Durante toda a disputa, que começou em meados de 2010, a JBS alegava falta de transparência de seu sócio, o grupo Cremonini, na Inalca. Também o acusava de descumprir cláusulas contratuais da sociedade. Por isso, recorreu à Câmara de Comércio Internacional de Paris, pedindo a arbitragem de questões de governança da empresa.
A empresa brasileira informou também que está fazendo estudos para futuros investimentos na ampliação da Rigamonti.
A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.