A medida entra em vigor no dia 18 de outubro. Uma planta é a de SIF 4029, do Mataboi Alimentos, em Santa Fé de Goiás. Outra é a de SIF 1940, do Minerva S.A., em Palmeiras de Goiás.
O Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Rússia, o Rosselkhoznadzor, anunciou nesta semana restrições às importações de carnes de dois frigoríficos processadores de carne bovina situados em Goiás. A medida entra em vigor no dia 18 de outubro. Uma planta é a de SIF 4029, do Mataboi Alimentos, em Santa Fé de Goiás. Outra é a de SIF 1940, do Minerva S.A, em Araguaína, TO. O Rosselkhoznadzor impôs restrição também às importações de ração animal da planta SIF SP-06038, da Mogiana Alimentos, localizada em Campinas (SP).
Um técnico ligado à defesa agropecuária explicou que as restrições temporárias sempre foram rotineiras e as empresas conseguiam reverter as barreiras por meio de acordos para ajuste de conduta, a fim de atender às exigências do serviço sanitário russo. Atualmente, diz ele, as restrições ganham maior dimensão por causa do embargo russo imposto ao Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, que implicou na exclusão de 85 plantas frigoríficas.
Um balanço divulgado pelo Ministério da Agricultura, antes do embargo desta semana, mostrava que 51 frigoríficos brasileiros estavam habilitados para exportar sem restrições (33 estabelecimentos processadores de carne bovina, um de suína e 17 de aves); duas plantas produtoras de pratos prontos; três de produtos de carnes de aves e suínos; 10 estabelecimentos fabricantes de rações e matérias primas de origem animal; dois estabelecimentos produtores de envoltórios naturais e 16 unidades armazenadoras.
No total, eram 88 estabelecimentos que podiam vender para a Rússia sem restrições entre as 249 plantas brasileiras habilitadas. Agora são 85 estabelecimentos sem restrições.
Fonte: Agência Estado, adaptada pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Pois é… de grão em grão… o "papo" nunca encherá o saco que, a cada dia parece ficar mais vazio…
Embargos não acontecem por acaso nesses casos. Onde estão os profissionais do SIF que não conseguiram conter as não-conformidades do dia-a-dia dessas indústrias ? Trabalham para o frigorífico (vista grossa nos detalhes), para o nosso cliente russo (fortalecendo-os quanto às imposições de restrições) ou para o Brasil (que paga os vossos salários) ? Precisavam ser punidos como punem a todos. Deveriam pagar multas, perder um pouco de dinheiro também, ter seus cargos rebaixados (se acham deuses). Precisam devolver o status de apto aos frigoríficos para termos sempre mais clientes e não ficarmos nas mãos de poucos.
Do que adianta irmas atrás de novos mercados se não conseguimos manter o que já temos ?
Sou Fiscal Federal Agropoecuário, trabalho no SIF normalmente o que acontece são determinadas falhas que nem sempre são da alçada do SIF para resolve-las mas o comprometimento da própria industria. O fiscal trabalha atuando sobre a planta mas os autoscontroles da indústria são fundamentais. normalmente se estabelece prazos.
não se sabe o que acontece mas podemos perceber é que os embargos por vezes estão relacionados a outros fatores.
Prezado Marcos Antonio da Silva Godoi
Seu comentário é perfeito e lúcido.
A qualidade inicialmente é produzida na propriedade, posteriormente essa qualidade é ou não mantida nas plantas de abate.
Se as Plantas de Abate possuem qualidade no abate e desmonte da carcaça, deveriam se preocupar melhor onde se abastecem… Os frigoríficos sabem perfeitamente quais propriedades possuem manejo com qualidade que atendam as especificações necessárias para exportação. Mas fingem que todas estão no mesmo patamar, assim não precisam pagar mais pela qualidade exigida… Vai na "bica corrida", possuem cobertura de gordura suficiente? não importa muito de onde veio, idade aparente ou sanidade… abatem, desmontam, processam, embalam e enviam…
Alguém por lá resolve cumprir seu trabalho de forma correta, separa amostras do que foi enviado para análise, e… encontra resíduos de Ivermectina, algumas bactérias (coisinha boba segundo os ufanistas daqui)… com certeza mais um embargo a caminho… No final a culpa acaba caindo em algum funcionário de algum órgão tipo SIF, ou em funcionários das embaixadas no exterior… trocam-se ministros, trocam-se diretores de tais órgãos, plantam notícias de que o embargo é culpa da teimosia do país em não apoiar os Russos na OMC, e por aí vai…
No final o culpado é o Brasil… apesar do Brasil nada produzir…
Bovinos são produzidos por Pecuaristas, uns bons, outros normais e outro tanto sem condições de criar nem galinhas… Mas a má fama, atinge o país, pelos "maus-feitos" de alguns pecuaristas, com a cumplicidade e "maus-feitos" de alguns Frigoríficos…
Fazer o que… "país do faz de conta", onde a lei maior é a lei do tal "Vila Rica", profecia lançada pelo grande "GERSON"…