Catanduva leva dois prêmios no Angus
2 de setembro de 2004
Proteção
6 de setembro de 2004

A necessidade de enxofre é maior em pastagens adubadas com nitrogênio

O enxofre é um nutriente essencial para a formação de proteínas nas plantas. Apesar disso, a sua aplicação em pastagens é relativamente pouco discutida. O enxofre faz parte de alguns fertilizantes como, por exemplo, o superfosfato simples e o sulfato de amônio. Nos últimos anos, no entanto, esse produtos têm sido substituídos por fertilizantes mais concentrados (superfosfato triplo, uréia, etc.) e a aplicação de enxofre tem ficado esquecida.

Monteiro et al. (2004) avaliaram a concentração de enxofre e a relação entre nitrogênio e enxofre (N:S) em folhas diagnóstico de capim-tanzânia recebendo doses de nitrogênio e enxofre. O trabalho foi desenvolvido em casa-de-vegetação na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.

O capim-tanzânia foi plantado em vasos preenchidos com sílica e receberam solução nutritiva completa ajustada para fornecer as doses de nitrogênio (entre 14 e 462 mg/L) e enxofre (entre 3,2 e 80 mg/L) testadas. Foram feitos dois corte das plantas, um 35 dias após o transplante das mudas e outro 31 dias após o primeiro corte.

Em cada avaliação, as lâminas das duas folhas mais novas expandidas (folhas diagnóstico) foram coletadas para determinação de nitrogênio e enxofre. Os autores observaram uma interação entre as doses de nitrogênio e enxofre. Na dose mais baixa de enxofre (3,2 mg/L), a concentração de enxofre nas folhas diagnóstico foi muito baixa (inferior a 0,8 g/kg, considerado como limite inferior), mesmo no nível mais baixo de fornecimento de nitrogênio (14 mg/L) (Figura 1).

Por outro lado, á medida que se aumentou a dose de nitrogênio, foi necessário também aumentar a dose de enxofre para se obter concentrações adequadas desse nutriente na planta. A aplicação de elevadas doses de nitrogênio sem o fornecimento equilibrado de enxofre determinou relações N:S da ordem de 40 a 45:1, quando o adequado é entre 12 e 17:1.



Figura 1. Concentração de enxofre nas lâminas de folhas diagnóstico de capim-tanzânia em função de doses de nitrogênio e enxofre.
Fonte: Monteiro et al. (2004)

Comentário: Os sistemas intensivos de produção animal em pastagens estão sendo cada vez mais difundidos e são baseados, principalmente, na aplicação de elevadas doses de nitrogênio. O trabalho desenvolvido por Monteiro et al. (2004) mostra a importância da adubação com enxofre quando se utiliza elevadas doses de nitrogênio. A deficiência de enxofre, além de reduzir a produtividade do pasto, interfere na qualidade da proteína da forragem. Por isso, é preciso que esse nutriente não fique esquecido durante o planejamento da adubação. Ele pode ser fornecido às plantas por meio de fertilizantes menos concentrados (ex: superfosfato simples, sulfato de amônio, etc.) ou gesso. Se o técnico ou produtor optar pela aplicação de gesso, é preciso observar alguns critérios para evitar problemas como aqueles citados no artigo “Quando o corretivo não é bem utilizado“, publicado nesse Radar.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress