O BeefPoint lançou seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.
Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso sempre realizamos o Prêmio BeefPoint.
A premiação ocorreu durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que reuniu mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.
A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores foi no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.
Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.
Confira abaixo a entrevista com Andre Luís Rofino, pecuarista e um dos finalistas e vencedor do Prêmio BeefPoint Brasil na categoria – Produtor – Destaque Manejo de Pastagens.
Andre Luís Rofino (de camiseta listrada) e Marcelo Pimenta – Exagro.
BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do brasil hoje?
Andre Luís Rofino: O maior desafio não é melhorar as grandes empresas agropecuárias, grandes pecuaristas, e sim os médios e pequenos, diminuindo assim as distâncias de produção, fazendo que todo o setor cresça consistente para uma pecuária de altíssimo nível.
O problema é conceitual, ou seja , somente os grandes tem condições de trabalhar com técnicas modernas de produção e melhoria de gestão. Temos que quebrar isso, popularizando certos conceitos e quebrando paradigmas.
Como? Com programas menos comerciais e mais educacionais.
Quanto mais popular for produzir, maior será o consumo de insumos, e maior será nossa produção. Mas esse é um assunto para um grande planejamento didático e nova performance de todos os setores da cadeia produtiva (empresas, fazendas, lojas, frigoríficos, transporte e pessoas ligadas diretamente ao campo, com um maior nível de conhecimento.
BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no brasil?
Andre Luís Rofino: Criar um modelo básico de planejamento, que fosse massificado para que atingisse a todos no setor, de maneira simples e clara.
BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?
Andre Luís Rofino: São muitos acertos, alguns foram planejados, outros somente depois é que ficamos sabendo. O maior deles, foi há 13 anos, quando contratei uma empresa de consultoria que hoje se chama Exagro, onde trabalho este tempo todo com o Marcelo Pimenta. Desde então tudo se transformou. Colocamos números no negócio, aprendemos juntos, criamos uma forma de fazer diferente, para fazer a mesma coisa, mas de forma eficiente.
BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?
Andre Luís Rofino: Muitas coisas. Mas, a pior coisa que podemos fazer de errado é quando a gente começa a dar desculpa para não fazer o que é certo.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?
Andre Luís Rofino: Disciplina, trabalho, organização e planejamento.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? quais são seus planos?
Andre Luís Rofino: Disciplina, trabalho, organização e planejamento (risos).
BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?
Andre Luís Rofino: A melhor maneira de aumentar o número de jovens no setor, bem como o número de filhos e filhas de pecuaristas no setor é implantar um sistema de gestão, contratando de início algum tipo de consultoria.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Andre Luís Rofino: O pecuarista gestor! Admiro todas as pessoas envolvidas no setor, desde funcionários, vendedores, proprietários, todos que estão ligados de alguma maneira, pois não é porque alguns fazem mais certo que os outros, que estão fazendo errado. Admiro a todos porque ser qualquer peça neste tabuleiro é quase que matar um leão todo dia.
BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?
Andre Luís Rofino: É muito complicado este posicionamento , porque são muitas, mesmo aquelas que são levadas no suor e na raça, tem seu destaque. Você sempre aprende alguma coisa! Não existe sistema perfeito, querendo ou não, de alguma maneira, todos dependemos uns dos outros.
BeefPoint: Por que você acha que foi finalista do prêmio BeefPoint Brasil?
Andre Luís Rofino: Realmente, quando recebi o comunicado, achei que era brincadeira, ou algum tipo de pegadinha comercial!
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?
Andre Luís Rofino: Sempre temos que pensar sobre mudanças, não somos os donos de verdade alguma, principalmente quando colocamos a matemática no negócio.
Confira algumas fotos enviadas por Andre Luís Rofino: