O relatório de inventário de gado de 1º de janeiro de 2023 incluiu um rebanho de vacas de corte de 28,9 milhões de cabeças, uma queda de 3,6% em relação ao ano anterior e o menor total de vacas de corte desde 1962. Mais importante para o futuro, o relatório também incluiu um inventário de novilhas de reposição de 5,16 milhões de cabeças, uma queda de 5,8% em relação ao ano anterior. O total de novilhas de reposição incluía o estoque de novilhas com previsão de parto de 3,17 milhões, uma queda de 5,1% em relação ao ano anterior. Tanto o total de novilhas de reposição quanto o de novilhas com previsão de parto foram os mais baixos desde 2011.
A oferta disponível de novilhas reprodutoras (novilhas com expectativa de parto), combinada com o abate de vacas de corte este ano, determinaria a mudança no estoque de vacas de corte este ano. Desde o início do ano, a oferta de novilhas reprodutoras significava que o abate de vacas de corte em 2023 teria de diminuir drasticamente, em mais de 18% em relação ao ano anterior para evitar a liquidação adicional do rebanho este ano.
A Figura 1 mostra que o abate de vacas de corte foi menor em 2023 em comparação com o ano passado. O abate acumulado de vacas de corte atingiu uma redução máxima de 13,8% em relação ao ano anterior no início de setembro, uma redução significativa, mas não suficiente para evitar a liquidação adicional do rebanho. O relatório de julho confirmou que o rebanho de vacas de corte caiu 2,6% em relação aos níveis de 2022 na metade do ano.
Desde o Dia do Trabalho (4 de setembro), um aumento sazonal muito forte no abate de vacas de corte reduziu a diferença em relação ao ano passado. Nas últimas dez semanas, o abate de vacas de corte caiu 7,0% em relação ao ano anterior, levando a uma queda de 12,1% no acumulado do ano em meados de novembro. Esse nível de abate de vacas de corte significa que o estoque de vacas de corte em 1º de janeiro de 2024 provavelmente cairá pelo menos 2,5% em relação a 2023.
O relatório de gado de janeiro de 2023 também incluiu o estoque de novilhas disponíveis para reprodução (calculado como o estoque total de novilhas de reposição menos as novilhas com previsão de parto). Essa categoria de novilhas de reposição foi de pouco menos de 2 milhões de cabeças, uma queda de 6,9% em relação ao ano anterior, e foi a menor em 23 anos de dados disponíveis. Normalmente, algumas novilhas adicionais (da categoria de estoque Outras novilhas) também são criadas para produzir o suprimento total de novilhas criadas para o ano seguinte.
O abate de novilhas também é feito a partir do estoque de Outras novilhas. O abate de novilhas diminuiu 2,5% até agora em 2023, mas continua relativamente grande. O abate de novilhas permaneceu inalterado em relação ao ano anterior no primeiro semestre de 2023, mas acelerou desde julho, com uma queda de quase 7% em relação ao ano anterior desde o Dia do Trabalho. No entanto, parece provável que a oferta disponível de novilhas continuará limitada em 2024. O rebanho de vacas de corte será menor em 2024 e manter o estoque estável no próximo ano pode ser o resultado mais provável.
Fonte: Artigo de Derrell Peel, da Oklahoma State University, para a Drovers, traduzido pela Equipe BeefPoint.