O Brasil exportou 40.118 toneladas de carne suína em janeiro, um crescimento de 5,08% em relação a janeiro de 2012, segundo compilação estatística da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína – ABIPECS. Em receita, o aumento foi de 7,42% na comparação com igual período do ano passado: as exportações em janeiro resultaram em US$ 104,64 milhões. O preço médio também mostrou recuperação: aumento de 2,22% em janeiro de 2013 sobre janeiro de 2012. O valor atingido foi de US$ 2.068 a tonelada.
O Brasil exportou 40,1 mil toneladas de carne suína em janeiro, um crescimento de 5,08% em relação a janeiro de 2012, segundo compilação estatística da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína – ABIPECS. Em receita, o aumento foi de 7,42% na comparação com igual período do ano passado: as exportações em janeiro resultaram em US$ 104,64 milhões.
O preço médio também mostrou recuperação: aumento de 2,22% em janeiro de 2013 sobre janeiro de 2012. O valor atingido foi de US$ 2.068 a tonelada.
A expansão das vendas para a Rússia: 11,2 mil toneladas, um crescimento de 454% ante janeiro de 2012 (2,1 mil toneladas). O faturamento cresceu 459%, passando de US$ 6,26 milhões para US$ 34,96 milhões.
O aumento dos embarques para o Uruguai: de 47% em volume e 46% em receita. O Brasil vendeu 1,4 mil toneladas para os uruguaios em janeiro deste ano, em relação a 987 t em janeiro do ano passado. E faturou US$ 4,26 milhões, na comparação com US$ 2,91 milhões em igual período do ano passado.
As compras maiores feitas pela Ucrânia: aumento de 29% nos embarques. De 5.138 t em janeiro de 2012 para 6.620 t em janeiro de 2013. Em receita, houve um crescimento de 24%: de US$ 14,46 milhões para US$ 17,93 milhões.
Já para a Argentina, Singapura e Hong Kong houve uma retração nas exportações em volume de 64%, 11% e 39% respectivamente.
Os principais clientes para a carne suína braisleira em jan/13 foram:
1) Rússia (participação de 29,76%)
2) Hong Kong (21,11%)
3) Ucrânia (16,50%)
4) Angola (7,73%)
5) Singapura (5,05%)
6) Argentina (3,89%)
7) Uruguai (3,62%)
Fonte: Assessoria de Imprensa da ABIPECS, adaptada e resumida pela Equipe BeefPoint.