Mercado Físico da Vaca – 22/09/09
22 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 23/09/09
24 de setembro de 2009

Acontece no dia 01 de outubro o Superleilão Madeiral, do pecuarista Maluhy

O leilão, que inicia as 13h, no recinto da Acrissul, vai ofertar 150 touros, sendo 80 da raça Bonsmara e 70 Montana. O canal do Boi será o responsável pela transmissão ao vivo.

De acordo com o pecuarista Carlos Maluhy (o responsável por trazer as raças africanas Bonsmara e Montana para o Brasil por volta de 1997), as expectativas para o evento são boas, já que animais dessas raças atraem pecuaristas e atendem as exigências de qualidade por parte dos frigoríficos.

“Estamos sentindo que o cruzamento industrial está de novo atraindo os pecuaristas, e com as necessidades dos frigoríficos de gado de melhor qualidade para exportação, nós temos as duas opções de touros para fazer cruzamento industrial”, explica.

Em 1997, o sêmen da raça Bonsmara, proveniente de então embriões importados da Argentina, foi usado, no Brasil, num projeto de formação de raças compostas. O resultado foi muito bom e alguns
criadores resolveram trazer a raça da África do Sul, pois, acreditaram que ela poderia ajudar a solucionar uma dificuldade da pecuária local; ter um touro sem sangue de Zebu que conseguisse trabalhar bem nessas condições de clima e produzisse animais com muita heterose e com carne de altíssima qualidade. “A vantagem do Bosnmara é que é uma raça que faz F1 cruzamento industrial, com 100% de heterose, tendo uma adaptação boa e além do mas ele tem uma qualidade de carne excelente, a melhor que nós temos hoje disponível”, afirma.

O protocolo sanitário Brasil-África do Sul permite somente o envio de embriões congelados. Portanto, um lote de vacas e touros foi criteriosamente selecionado na África do Sul e os embriões foram coletados e enviados ao Brasil.

Em 2000, nasceu a Associação Brasileira dos Criadores de Bonsmara, homologada no Ministério da Agricultura, que já tem criadores nas importantes regiões pecuárias do País.

Já o Montana, Maluhy destaca a precocidade como um diferencial da raça que também apresenta um alto nível de heterose que pode ser mantida por várias gerações dos animais. As vantagens é que as vacas desmamam bezerros de 30 a 50 Kg mais pesados que a média das vacas Zebu. Os machos Montana atingem as 17@ antes dos dois anos de idade. Já as fêmeas estão prontas para reprodução a partir dos 14 meses. As taxas de prenhez e reconcepção iguais ou melhores que as apresentadas pelas fêmeas F1. Touros Montana estão sexualmente maduros aos 18 meses, sendo que em alguns casos, aos 12 meses. “O Montana é um touro composto, com altíssima pressão de seleção e que também faz uma heterose muito grande no cruzamento e mantém essa heterose nas outras gerações por ser um animal composto”, explica.

A Trajano Silva, responsável pela a realização do Superleilão Madeiral, já disponibiliza DVD”s da filmagem dos 150 touros que serão ofertados no dia 1 de outubro.

Para mais informações e para fazer o cadastros para lances entre em contato pelo telefone (67) 3342-8899.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress