Mercado futuro do boi gordo – 08-04-2014
9 de abril de 2014
Plataforma de Gestão Agropecuária, a nova ferramenta de transparência e credibilidade da pecuária brasileira
9 de abril de 2014

Acrimat em Ação 2014 começa esta semana

Projeto inicia a 4ª edição e visitará 30 municípios polos da pecuária de corte em MT

O maior programa de capacitação técnicas para o desenvolvimento da pecuária de corte mato-grossense começa no próximo dia 21 de março, em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). O Acrimat em Ação 2014, que está em sua 4ª edição, é promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) para levar informações técnicas a todas as regiões do Estado, percorrendo os 30 municípios polos da bovinocultura de corte. Em três anos de eventos, mais de oito mil produtores participaram do projeto.

Este ano o Acrimat em Ação foi remodelado para oferecer um conteúdo diferenciado aos pecuaristas, com a palestra  ‘Eficiência produtiva e econômica na bovinocultura de corte a pasto’, do especialista José Renato Gonçalves. Haverá também uma apresentação dos projetos da Acrimat e uma reunião com os produtores de cada região para debates sobre as demandas locais.

O presidente da Associação, José João Bernardes, destaca que o Acrimat em Ação é um sucesso consolidado dentro e fora de Mato Grosso devido a aproximação que possui com o produtor de carne. “Este é um trabalho inovador que vai até o pecuarista, levando informações técnicas ao mesmo tempo em que consegue fazer um diagnóstico da produção e traçar medidas para promover o desenvolvimento sustentável da cadeia da carne”.

Para o palestrante José Renato Gonçalves, o Acrimat em Ação é uma excelente oportunidade para difundir entre os produtores mato-grossenses informações e técnicas, validadas através de pesquisas científicas, passíveis de serem aplicadas nos diferentes sistemas. “A Acrimat cumpre muito bem seu objetivo de representar, nas diferentes esferas, os produtores de bovinos do Estado. Essa representatividade é extremamente importante, pois é uma maneira de tornar públicas as ações e anseios dos produtores, defender a classe, além de, trabalhar na difusão de informações e tecnologias úteis aos associados, visando unir, tecnificar, proteger e fortalecer a categoria”.

Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, explica que um dos desafios do projeto é estar sempre inovando para agregar valor ao trabalho e consequentemente atender às expectativas do pecuarista. “Este ano buscamos promover uma única palestra, porém com um conteúdo mais abrangente para auxiliar os pecuaristas nas tarefas diárias de uma propriedade por melhores resultados”. Além da palestra técnica, há ainda uma apresentação sobre a Acrimat e a exposição de parceiros do Acrimat em Ação.

Rotas

O Acrimat em Ação 2014 vem novamente dividido em quatro rotas, passando por 30 municípios e contemplando todas as regiões produtoras. A Rota 01 percorre, entre 21 e 28 de março, a região Oeste, Pantaneira e do Vale do Guaporé, visitando os municípios de Pontes e Lacerda (21), Nova Lacerda (22), Vila Bela S. Trindade (24), Porto Esperidião (25), S. J. Dos Q. Marcos (26), Cáceres (27) e Poconé (28).

A Rota 02 visita a região Nordeste, ou do Araguaia, do dia 05 a 14 de abril,  realizando evento em Vila Rica (05), Ribeirão Cascalheira (07), Cocalinho (08), Água Boa (09), Barra do Garças (10), Paranatinga (12) e Rondonópolis(14). Na Rota 03 será percorrida a região Noroeste e do Arinos, nas cidades de Brasnorte (24), Tabaporã (25), Juara (26), Aripuanã (28), Juruena (29), Castanheira (30) e Juína (02).

Por fim, o Norte do Estado recebe a equipe da Acrimat durante os dias 13 e 23 de maio, tendo início no município de Contriguaçú (13), Nova Monte Verde (14), Apiacás (15), Alta Floresta (17), Guarantã do Norte (18), Marcelândia (20), Sinop (21), São José do Rio Claro e o encerramento acontece em Cuiabá, no dia 16 de maio.

Serão mais de 10 mil quilômetros percorridos e o público estimado é de 4,5 mil pecuaristas. Nas três edições anteriores, o Acrimat em Ação atingiu 8,5 mil pecuaristas de forma direta e as estimativas são de que o conteúdo tenha alcançado pelo menos o triplo deste número, uma vez que as informações depois são compartilhadas entre os produtores de cada região.

Pecuária mato-grossense em números

Mato Grosso possui o maior rebanho comercial do país, com 28,4 milhões de animais. Uma das principais características é com relação à qualidade da produção e a sanidade do rebanho, que há 17 anos não registra nenhum caso de Febre Aftosa e o índice de vacinação supera 99%.

Com foco na pecuária extensiva, todas as modalidades existentes na criação de animais são realizadas no Estado, a Cria (bezerros), Recria (engorda de bezerros) e Engorda (finalização do animal para o abate). Porém, nos últimos anos, os investimentos em tecnologias para atender ao mercado têm feito com que sistemas como confinamento e a utilização de inseminação artificial para melhoria genética aumentem.

Entre os anos de 2007 e 2013, por exemplo, o número de animais confinados saltou de 426,5 mil para 717,8 mil, alta de 68% em seis anos. Esta evolução também permitiu a ampliação nas exportações. Atualmente Mato Grosso é o segundo maior exportador e em 2013 embarcou o equivalente a US$ 1,179 bilhão, recorde para na Balança Comercial do Estado.

Por isso, Mato Grosso é hoje um dos principais fornecedores de proteína vermelha para o mundo e um importante berço para a pecuária de corte. Apesar do avanço da agricultura sobre as áreas de pastagem, o uso de tecnologia permitirá que a produção de carne aumente em volume, mesmo que em áreas menores. Mas para isso, ressalta Luciano Vacari, é preciso acesso às tecnologias existentes. “É preciso políticas públicas que permitam que o pecuarista possa investir em produtividade. Nós trabalhamos na divulgação dessas ferramentas, mas os governos também precisam dar sua contrapartida neste processo de desenvolvimento da cadeia alimentícia”.

PARCERIAS

Para realizar o ‘Acrimat em Ação 2014’, a Acrimat contou com a parceria de empresas que acreditam no projeto e na atividade como fonte de renda, oportunidade de emprego e produção de alimentos para o mundo. São elas Dow Agroscience; JBS; BVRio e Trescinco e Ariel.

Fonte: Assessoria de Imprensa Acrimat.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress