Mercado Físico da Vaca – 20/03/09
20 de março de 2009
Mercados Futuros – 23/03/09
24 de março de 2009

Adotar ou não um sistema eficiente de gestão de custos em fazendas produtoras de carne?

Esta dica é um trecho do primeiro módulo do curso online Gestão de Custos e Avaliação de Resultados, que terá início no dia 07 de abril. O conteúdo desta dica foi elaborado pelo engenheiro agrônomo pela UFPel/RS e administrador de empresas pela UCPel/RS, Sandro Al-Alam Elias, que também é instrutor deste curso, juntamente com o bacharel e pós-graduado em Ciências Contábeis, Ênio Borges de Paiva, o engenheiro agrônomo e pós-graduado em administração rural e em gestão empresarial, José Ney Irigon Vinhas, e o M.Sc., engenheiro agrônomo, produtor de bovinos de corte, Gustavo de Lima Lemos. Todos os instrutores são consultores da Safras & Cifras.

A administração de uma empresa rural resume-se em exercer as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades para alcançar os objetivos previamente determinados. Para que estas atividades sejam desempenhadas, é necessário que existam informações que possam subsidiar as decisões.

Portanto, dentro de todas as exigências que pairam sobre o produtor, um dos quesitos mais importantes é o conhecimento dos custos de produção dentro da propriedade. Sem conhecer os custos, o empresário não saberá se está tendo ou não resultados positivos, não terá subsídios para tomar decisões corretas e nem será capaz de analisar as decisões anteriores (aprendizado).

Os objetivos principais da gestão de custos podem ser classificados em:

* Elaboração de balanço patrimonial e determinação de resultados – análise da situação da empresa, comparação da empresa com outros proprietários;
* Planejamento e controle das atividades empresariais – determinação do custo por unidade (por hectare, por animal, por quilo produzido…), elaboração de orçamento, volume de produção necessário para cobrir os custos, fluxo de caixa, comportamento dos custos;
* Tomada de decisões – continuar ou terminar com atividade, explorar ou arrendar o imóvel, viabilidade de investimento, estabelecimento de parcerias;

Enfim, a gestão de custos tem como objetivo final fornecer elementos para subsidiar o processo de tomada de decisão do gestor. Somente com os números do negócio é possível fazer análises, simulações e orçamentos, essenciais para acompanhar e controlar a implementação das decisões tomadas. Além disso, com o registro histórico das decisões e dos resultados destas, a empresa pode aprender e evoluir.

Você sabe quais são os ricos para as empresas que não possuem controles econômicos e financeiros?

Além dos fatores que motivam a não adoção de controles gerenciais, as empresas que não possuem controles econômicos e financeiros de seus negócios estão sujeitas a:

* Desconhecimento do resultado do negócio;
* Aumento ou diminuição das atividades exploradas, com base somente na sensibilidade do gestor do negócio;
* Investimentos desnecessários, mal dimensionados ou realizados em momentos impróprios;
* Facilidade de endividarem-se;
* Serem influenciadas facilmente por terceiros;
* A perda de ganhos obtidos por produtividade e/ou aumento dos preços dos produtos;
* Um crescimento sem sustentação.

Estes riscos são muitos dos fatores que levam as empresas agropecuárias ao insucesso e devem ser evitados, pois a atividade primária já apresenta naturalmente um elevado risco associado ao clima, ao mercado e à sanidade.

Pensando nisso, a AgriPoint organizou um Curso Online com o tema Gestão de Custos e Avaliação de Resultados, que ajudará os produtores na elaboração de um plano de contas em fazendas produtoras de carne, ensinando como calcular o custo de produção e tomar decisões baseadas em rentabilidade e lucratividade.

Não corra riscos!

Conheça o Curso Online Gestão de Custos e Avaliação de Resultados e participe!

Esta dica acima é um trecho do primeiro módulo do curso online Gestão de Custos e Avaliação de Resultados, que terá início no dia 07 de abril.

O conteúdo desta dica foi elaborado pelo engenheiro agrônomo pela UFPel/RS e administrador de empresas pela UCPel/RS, Sandro Al-Alam Elias, que também é instrutor deste curso, juntamente com o bacharel e pós-graduado em Ciências Contábeis, Ênio Borges de Paiva, o engenheiro agrônomo e pós-graduado em administração rural e em gestão empresarial, José Ney Irigon Vinhas, e o M.Sc., engenheiro agrônomo, produtor de bovinos de corte, Gustavo de Lima Lemos. Todos os instrutores são consultores da Safras & Cifras.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress