Senepol: Art Martinez esteve no Brasil visitando fazendas
7 de dezembro de 2005
Argentina eleva imposto de exportação da carne
9 de dezembro de 2005

Aftosa no PR: Fazenda Cachoeira não muda rotina

A indignação do governo do Paraná com o Ministério da Agricultura por causa da afirmação de que a aftosa está instalada no estado pôde ser sentida ontem, um dia depois do anúncio da doença: na região da Fazenda Cachoeira, apontada como hospedeira do vírus, não há nenhuma barreira sanitária nem a presença de técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Muito menos policiais, como ocorreu a partir de 21 de outubro em quatro fazendas paranaenses, quando o estado foi notificado da suspeita da doença. A Cachoeira não estava entre as propriedades sob intervenção.

A Cachoeira, de propriedade de André Carioba Filho, um dos herdeiros de Lunardelli, é considerada uma fazenda-modelo por causa da produtividade nos últimos anos. É a maior propriedade rural de São Sebastião da Amoreira, município de 10 mil habitantes, 70 km ao norte de Londrina.

“Assim que o Ministério da Agricultura nos comunicar que hospedamos um foco da doença, vamos contestar o laudo e entrar com uma ação indenizatória, porque não temos a doença aqui”, afirmou o advogado da Fazenda Cachoeira, Ricardo Rocha Pereira. Segundo ele, os cerca de 170 animais adquiridos em Mato Grosso do Sul e apontados como portadores do vírus vêm sendo monitorados desde o início de outubro. “Todos os exames tiveram resultado negativo”, garantiu.

Fonte: O Estado de S.Paulo (por José Antonio Pedriali), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.