Senepol: Art Martinez esteve no Brasil visitando fazendas
7 de dezembro de 2005
Argentina eleva imposto de exportação da carne
9 de dezembro de 2005

PR: resultado do exame Probang ainda não saiu

Segundo o jornal Folha de Londrina, não foram detectados sinais visíveis de aftosa nos animais da fazenda. Todos pareciam sadios, nenhum deles mancava ou babava em excesso. Esses bovinos, segundo o gerente da propriedade, André Carioba Filho, engordaram 2 arrobas em 60 dias e estão sendo alimentados com silagem três vezes ao dia.

Aliás, os sinais clínicos nos animais colocados sob suspeita pelo Mapa não são confirmados nem pelo próprio órgão. Segundo o superintendente federal do ministério no Paraná, Walmir Kowaleski de Souza, não foram confirmados nenhum sintoma clínico nos bovinos. Segundo ele, os 209 animais que estão confinados por determinação do Mapa ficaram em quarentena e não apresentaram nenhuma sintomatologia.

”A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) considera como conclusivo para aftosa a origem dos animais e os exames de sorologia e 22% das amostras apresentaram reação positiva”, informa Souza. No entanto, na origem, a Fazenda Bonanza – localizada em Eldorado (MS), onde já estão confirmados 28 focos da doença – por enquanto, não foi constatado nenhum caso de aftosa. No Brasil, somente os exames sorológicos não são conclusivos porque os animais são vacinados e, isso, pode gerar diagnósticos falso positivos ou falso negativos.

A comprovação deve ser feita com o exame Probang, em que é analisado o líquido esofágico-faríngeo (LEF). Técnicos da Seab e do Mapa coletaram o LEF de 209 amostras, mas que ainda não foram processadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Belém (PA). Segundo Carioba Filho, todas as amostras coletadas por técnicos para os exames sorológicos são de animais vacinados anteriormente.

Fonte: Folha de Londrina (por Fernanda Mazzini), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress