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Agroindústria cresceu 1,5% no primeiro semestre

A agroindústria assinalou crescimento de 1,5% no primeiro semestre de 2003, taxa superior à atingida pela média da indústria nacional (0,1%) no mesmo período do ano passado, porém bem abaixo das alcançadas no primeiro semestre (8,9%) e no ano de 2002 (8,4%).

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as exportações foram responsáveis por boa parte desse desempenho, apesar de a economia mundial manter-se desaquecida no primeiro semestre de 2003.

Resultados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que no confronto 1o semestre 2003/1o semestre de 2002 ocorreu expansão significativa de importantes produtos agroindustriais, com destaque para: óleo de soja (108,1%), carne bovina industrializada (73,2%), carne suína congelada (69,1%), carne de frango industrializada (56,9%), carne bovina congelada/refrigerada (53,4%), açúcar (44,2%), café (18,1%) e fumo (10,2%).

Foi importante para esse resultado o aumento dos negócios com os novos mercados, em especial o chinês e o argentino.

No primeiro semestre de 2003, o setor de produtos industriais derivados da pecuária registrou um crescimento de 3,0% (ampliação de 6,0% no primeiro semestre de 2002). O aumento mais intenso foi observado nos derivados de bovinos (17,0%), segmento de maior peso do grupo, vindo a seguir o de couros e peles e produtos similares (23,6%) e o de leite (4,0%). Em sentido contrário, os derivados de suínos tiveram uma redução de 10,2%, os de aves (-2,6%), e os de miúdos (-3,2%).

Invertendo o comportamento positivo dos últimos anos, o setor de produtos industriais utilizados pela pecuária apresentou redução de 4,8% no primeiro semestre, que deve ser relativizado por conta do elevado ritmo assinalado no primeiro semestre de 2002 (13,6%).

Na queda observada no primeiro semestre deste ano, a principal pressão negativa vem do comportamento desfavorável no subsetor de soros e vacinas (-25,4%). Na área de rações, houve crescimento de 1,3%, acompanhando o aumento das vendas externas de setores que utilizam mais largamente este insumo.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, adaptado por Equipe BeefPoint

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