Síntese Agropecuária BM&F – 14/08/03
14 de agosto de 2003
Cidade catarinense registra foco de raiva bovina
18 de agosto de 2003

Abertura à carne canadense gera polêmica nos EUA

A decisão do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de reabrir sua fronteira às importações de carne bovina do Canadá suscita temores de que a agência esteja mais preocupada em proteger o comércio do que a saúde humana, afirmaram grupos de defesa do consumidor à agência UPI.

O departamento informou que começará a liberar a importação de carne bovina, ovina e caprina do Canadá. A agência fechou a fronteira americana à carne canadense em 20 de maio, quando as autoridades constataram o primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mal da “vaca louca” em um único animal na província de Alberta.

Grupos de defesa dos consumidores, como o Public Citizen e a Consumers Union, afirmaram que a decisão do USDA se deveu a pressões comerciais e não por ter recebido garantias com base científica de que os rebanhos canadenses estariam livres da doença.

Embora as autoridades do Canadá não tenham detectado mais nenhum caso de doença, eles afirmam que não sabem quando e como o único animal infectado contraiu a doença ou onde se originou.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress