Instituto de Promoção de Carnes na Argentina visa melhor posicionamento do país
15 de março de 2002
Novos eventos sobre pecuária são anunciados durante Enipec
15 de março de 2002

Agronegócio é desafio para comunicação

Embora represente 27% do PIB e empregue 37% da mão-de-obra, o agronegócio brasileiro ainda ignora as ferramentas da comunicação tais como merchandising e mídia interativa, além da própria mídia tradicional em rádio, TV e jornal. Ao mesmo tempo, a área de comunicação pouco conhece do mundo do agribusiness que pode e deve explorar as potencialidades da comunicação como qualquer outra atividade. A conclusão foi tirada do painel “As Ferramentas de Comunicação no Marketing do Agribusiness”, no segundo dia do VII Congresso Brasileiro de Marketing Rural, promovido nos dia 11 e 12 de março, em São Paulo, pela Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR), que reúne mais de 300 profissionais.

Maria Égia Chamma, vice-presidente da POPAI Brasil, entidade que congrega empresas especializadas em promoção no ponto-de-venda, entende que, da mesma forma que os supermercadistas, os produtores rurais podem usar as ferramentas do marketing, como o merchandising, com resultados efetivos. Pesquisas recentes mostram que no varejo 85% das decisões de compras são tomadas no ponto-de-venda, percentual que fica em 34% em se tratando de farmácias, padarias e lojas de conveniências. Outra pesquisa do POPAI apontou que uma promoção associada a um anúncio de jornal pode ampliar as vendas entre 17% e 121%, incremento que pode subir para 470% com o uso combinado da propaganda com um eficiente trabalho de promoção do produto/serviço no ponto-de-venda.

Surpreso com a proximidade do campo com a tecnologia, até há pouco uma combinação incompatível, o presidente da Associação de Mídia Interativa, Antonio Rosa, expôs as novidades em mídias resultantes da conversão dos meios de comunicação. “Estamos passando da era dos Flinstones para a dos Jetsons numa velocidade assustadora”, disse ele, observando que a tecnologia, cada vez mais barata, está acessível para qualquer porte de empresa de qualquer setor de atuação porque baseia-se na informação que não tem fronteira. Acrescentou Rosa que o homem do campo, que necessariamente já não precisa estar na zona rural, pode controlar a sanidade e o peso do seu rebanho através de satélite.

Este mesmo cidadão tem, pelo menos, 459 sites especializados em agricultura à sua disposição, o que lhe permite gerenciar com maior eficiência. “Não tenho dúvidas de que a internet, com 23 milhões de usuários no Brasil e 500 milhões no mundo se consolida como mais uma grande mídia”, disse. Para Flávio Rezende, diretor da Divisão Ética do Grupo de Mídia, o agronegócio está se tornando uma das principais competências brasileiras e a propaganda quer estar junto. A seu ver, o setor tornou-se desejado e precisa cuidar da sua marca. Para isso, não há uma receita pronta. O caminho aconselhável é o do mix de mídias de acordo com a característica de cada produto/serviço e seus respectivos públicos.

Sites MilkPoint e BeefPoint se fizeram presentes no evento

A AgriPoint, que possui os sites MilkPoint e BeefPoint, participou ativamente do VII Congresso Brasileiro de Marketing Rural. A empresa, em parceria com o PENSA/USP-Ribeirão Preto e a ABMR, realizou pesquisa sobre a utilização do marketing pelas empresas do agronegócio.

Para saber mais sobre a ABMR

Visite o site www.abmr.com.br

O telefone da ABMR é (11) 3812-7814.

Fonte: Mecânica de Comunicação e AgriPoint

Comments are closed.