Exportações de carne bovina dos EUA registram crescimento significativo em novembro de 2024
10 de janeiro de 2025
Indicador do Boi DATAGRO – Boletim de 10-janeiro-2025
13 de janeiro de 2025

Alemanha confirma primeiro caso de febre aftosa desde 1988

Autoridades sanitárias da Alemanha confirmaram hoje (10/1) um caso de febre aftosa em um búfalo, localizado na região de Märkisch-Oderland, no Estado de Brandemburgo. Trata-se do primeiro caso da doença no país desde 1988, de acordo com o Instituto Friedrich-Loeffler (FLI, na sigla em inglês), órgão nacional responsável pela detecção de doenças em animais alemães.

A infecção foi confirmada pelo Laboratório Nacional de Referência para Febre Aftosa (FMD, na sigla em inglês) do FLI e mais testes estão sendo realizados no instituto para determinar a natureza exata do vírus.

“As autoridades locais tomaram medidas de controle e proteção. Uma equipe do FLI está apoiando a investigação do surto no local”, informou o instituto em nota.

Uma zona de exclusão de 3 quilômetros e uma zona de monitoramento de 10 quilômetros foram estabelecidas, e nenhum outro produto ou animal pode ser retirado dessas áreas, disse um porta-voz do Ministério Federal da Agricultura em uma coletiva de imprensa regular do governo.

A aftosa é uma doença puramente animal e não pode ser transmitida aos humanos. No entanto, o vírus é altamente contagioso para animais de casco, como gado, ovelhas e cabras.

Não há tratamento para animais infectados. Se um animal de fazenda for infectado, todos os demais devem passar por abate sanitário, ressaltou o FLI.

O último surto de febre aftosa na Alemanha foi registrado na Baixa Saxônia em 1988. Na Europa, como um todo, foi relatado um caso pela última vez na Bulgária em 2011. Antes disso, o Reino Unido foi atingido por um grande surto de febre aftosa em 2001, seguido pela França, Irlanda e Holanda.

O vírus da febre aftosa continua endêmico na Turquia, Oriente Médio e África, muitos países asiáticos e partes da América do Sul.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *