O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestades e chuvas intensas em diversas regiões do país até o meio da manhã desta segunda-feira (29/1).
Chuvas de até 100 milímetros e ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora podem atingir áreas do Acre e sudoeste do Amazonas até o norte do Pará e Maranhão, além de afetarem também o centro-sul da Bahia.
Segundo os meteorologistas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Entre o sul de São Paulo e o nordeste do Rio Grande do Sul, pegando boa parte do Paraná e de Santa Catarina, a previsão é de chuvas de até 50 milímetros, ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora e queda de granizo.
A boa notícia para essas áreas é que o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é considerado baixo.
Há também um alerta para chuvas intensas (de até 50 mm por dia) na faixa que se estende de Rondônia até os Estados do Sudeste, cobrindo também o norte e nordeste de Mato Grosso e norte, noroeste e leste de Goiás.
Essa condição também deve ser observada na faixas que vão no nordeste do Maranhão até Salvador e do noroeste do Amazonas até o sul do Amapá.
Em seu último boletim meteorológico, o Inmet também previu que o período entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro deve ser bastante chuvoso, com precipitações que podem superar 50 milímetros em todas as regiões.
No Centro-Oeste e Sudeste, alguns pontos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, centro-sul de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul devem ver chuvas acima de 80 mm.
Fonte: Globo Rural.