Qualidade da carne suína – parte 3 (final)
8 de novembro de 2001
Brasil é apoiado em reunião da OMC
12 de novembro de 2001

Amostragem de solo em pastagens

Toda correção de solo, seja ela feita para reforma ou mesmo para calagem e adubação em superfície de uma pastagem, deve começar necessariamente pela amostragem de terra.

Cada amostra deve ser composta de 10 a 12 subamostras coletadas em diversos pontos da pastagem representando uma gleba homogênea em fertilidade, topografia e manejo prévio. Devem ser desprezadas as áreas de malhador, próximas a formigueiros, cupinzeiros, locais de sombra, trilheiros de gado, etc … Lembre-se que dessa operação depende o sucesso do programa de fertilização a ser utilizado. Procure treinar os responsáveis pela amostragem demonstrando toda a importância desse trabalho. O uso de ferramentas adequadas, como este trado tipo sonda da fotografia, facilita o trabalho de coleta e permite que o amostrador colete vários pontos sem grande desgaste físico. Quando não existem ferramentas adequadas, a tendência é de se negligenciar o número de subamostras, piorando a qualidade da amostragem.

José U. Junqueira Jr.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319

0 Comments

  1. eduardo borges diniz disse:

    Parabéns pelo artigo! Muito esclarecedor e uma ferramenta de grande ajuda para os produtores rurais.
    Com certeza para qualquer atividade ligada a práticas e manejo do solo, a análise e o conhecimento prévio da área é essencial para que se tenha sucesso em qualquer atividade ligada ao ramo.
    Abraços!

plugins premium WordPress