Preços estáveis para o boi gordo em praticamente todas as praças pesquisadas. Ao longo da última semana foram registradas alterações apenas no Triângulo Mineiro (-0,9%), Erechim (-3,2%, efeito seca), Bahia (-3,8%), Mato Grosso ( 2,0% no Sudoeste e na região de Cuiabá), Paraná (1,9%) e Norte do Tocantins (1,1%).
Veja que ocorreram alterações positivas e negativas. Nada, portanto, que sinalize alguma tendência. São apenas reflexos de situações particulares de oferta e demanda.
Em São Paulo, mercado balizador, alguns frigoríficos exportadores, que ficaram fora de mercado por cerca de 3 ou 4 dias, retornaram às compras apregoando valores mais baixos. Ofertam, pelo boi rastreado, R$57,00/@, a prazo, para descontar o Funrural. Porém, nesse patamar correm poucos negócios.
Vale destacar que um dos maiores compradores da região de Barretos (SP) praticamente não compra mais gado dentro do Estado, nem do Triângulo Mineiro, como costumava fazer. Tem dado preferência por animais de Goiás, por conta de incentivos fiscais e preços mais atrativos.
Ele oferta, pelo boi gordo rastreado que busca no Sul do Estado vizinho, R$54,50/@, a prazo, livre de Funrural, 4,4% menos do que pagaria em São Paulo.
Vale destacar que, em praticamente todas as praças, a oferta de fêmeas tem se mostrado superior à de machos. São vacas de descarte, novilhas de engorda e matrizes, uma vez que os preços de bezerros também teimam em não subir. O mercado de reposição está morno.
Veja na figura abaixo as variações dos preços da vaca gorda em algumas das praças pesquisadas pela Scot Consultoria.
Apesar da ligeira desvalorização do real, as vendas internas de carne bovina continuam fracas (com o Equivalente Físico acumulando baixa de 5% na semana), o preço da carne exportada tem oscilado negativamente e as ofertas de animais terminados se mantêm em bons níveis.
0 Comments
Apesar da atual união dos pecuaristas não notou-se resultados na valorização da arroba, porém esperamos que com a menor oferta e o cumprimento dos contratos já firmados. Assim poderemos ver frutos da união de nossos produtores e quem sabe aprendermos com esse fato.