Programas de valor agregado
O cruzamento de raças não tem sido a única ênfase educacional dentro do âmbito acadêmico para produtores de carne bovina. Grande parte da influência da transição da indústria, detalhada anteriormente, resultou em novas oportunidades na participação em uma cadeia de valor e para a transição de modelos de marketing tradicionais e centrados.
Dessa forma, durante os últimos 20 anos, os produtores cada vez mais foram encorajados a agregar valor a seu gado através de vários tipos de programas de manejo e/ou implementação de novas estratégias de marketing. De acordo com isso, Schulz et al. (2009) notou que “embora seja importante aos produtores reconhecer esses fatores que impactam nos preços dos bezerros para engorda, eles precisam estar cientes do fato de que o mercado é dinâmico, de forma que os prêmios e os descontos relativos mudam ao longo do tempo”.
A partir de uma perspectiva estritamente da raça, essa influência trabalhou significantemente seu caminho para o mercado de gado para engorda. Por exemplo, Schulz et al. (2009) explicou que “os compradores de gado pagam maiores prêmios por bezerros Angus (US$ 3,10) e híbridos Angus x Hereford (US$ 2,72) comparado com a raça de base (bezerros influenciados pela raça Hereford).
Um prêmio significante foi pago pelas cores preta (US$ 2,49), branca (US$ 1,01) e cores mistas (US$ 1,89) quando comparado com bezerros de coloração vermelha. Como os prêmios e descontos são aditivos, isso implica que um bezerro Angus preto traria US$ 5,59 por 100 libras (US$ 12,32/100 kg), que seria a soma de US$ 3,10 + US$ 2,49 com relação ao animal base (Hereford vermelho). Esses prêmios são justificados em vários julgamentos, incluindo acesso à classificação de mercado subsequente, classificação de qualidade e marcas premiums Certified Angus Beef.
Fonte: Angus.org, por Nevil C. Speer, PhD, MBA Western Kentucky University, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.
Nas próximas semanas, serão publicados 11 pontos referentes a esse tema, sendo um por semana. Os pontos são:
Angus USA – mudanças e competição no mercado de carne – parte 2/12
Angus USA – avaliação de raças e qualidade da carne – parte 3/12
3) Programas de valor agregado;
4) Consolidação;
5) Convergência de negócios e propriedade retida;
6) Negócios intangíveis;
7) Gestão de prioridades de tempo e mão de obra;
8) Características funcionais e mitigação de problemas;
9) Considerações sobre facilidade no parto;
10) Considerações sobre manutenção do rebanho de vacas;
11) Considerações sobre implementação.