O atual cenário do mercado de carne bovina no Brasil pode ser prejudicado em decorrência da crise financeira que assola a economia global. ''É um momento de turbulência econômica, por isso a atenção e a prudência são fatores indispensáveis'', coloca José Antônio Fontes, pecuarista e presidente da Associação Nacional dos Produtores de Bovino de Corte (ANPBC).
O atual cenário do mercado de carne bovina no Brasil pode ser prejudicado em decorrência da crise financeira que assola a economia global. ”É um momento de turbulência econômica, por isso a atenção e a prudência são fatores indispensáveis”, coloca José Antônio Fontes, pecuarista e presidente da Associação Nacional dos Produtores de Bovino de Corte (ANPBC).
Segundo ele, o preço da carne bovina encontra-se estável, porém a redução da oferta de crédito pode acarretar no aumento dos preços ao consumidor final. Fontes revela temor quando ao consumo, ”a crise pode causar queda no consumo de carne, o que poderá refletir nos preços aos produtores de bovino de corte”.
O mercado interno sofre interferências devido ao ”sumiço” do dinheiro para financiamento, além da paralisação dos créditos para exportação. Fontes, assim como o Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), preocupa-se com a inadimplência de frigoríficos, decorrentes da menor oferta de crédito, o que interfere na liquidez do mercado interno.
”Dependendo da extensão da crise nos países importadores de carne brasileira, é possível que ocorra uma redução da demanda, pois esses países podem adotar medidas protecionistas para proteger suas economias”. ”Esses fatores poderão influenciar no aumento da oferta de carne podendo provocar queda nos preços de exportação”, diz.
A matéria é de Paula Costa Bonini, publicada na Folha de Londrina, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Concordo integralmente com meu amigo José Antônio Fontes. A turbulância global que vivemos, poderá sim, afetar o mercado mundial de carnes. Neste assunto, entendo mais inteligente estar preparado para o que der e vier, do que esconder a cabeça pensando que estamos salvos, achando que isto é apenas uma “marola” e depois termos que enfrentar um tsunami.
Aliás, a Rússia já está pressionando no sentido de baixar os valores que paga pela carne. Prudência e canja de galinha nunca fizeram mal para ninguém!