Mercado Competitivo
2 de junho de 2000
Poder aquisitivo e mercado de carne: quanto está valendo o salário mínimo
16 de junho de 2000

Antibióticos: usar ou não usar ?

O uso de antibióticos na alimentação animal é praticado há muitas décadas devido ao seu efeito positivo no crescimento do animal e na eeficiência de produção, baixando custos. O antibiótico é utilizado tanto para bovinos, como para suínos e aves. Os benefícios como melhor conversão alimentar, ganho de peso mais rápido e menos problemas de saúde, são amplamente reconhecidos. Quanto pior as condições higiênicas, maior o efeito do antibiótico.

Ultimamente este assunto têm merecido vários destaques na mídia em razão de pessoas que vieram a morrer devido à infecções que se mostraram resistentes ao uso de antibióticos. Enquanto a administração de antibióticos é utilizada criteriosamente em pessoas, na indústria animal o antibiótico é utilizado rotineiramente na promoção do crescimento.

Vários antibióticos utilizados na produção animal são compostos similares aos utilizados em humanos, por exemplo avoparcina e vancomicina. Baseada em estudos relacionando o uso de avoparcina no gado, com o aumento da resistência das bactérias em humanos, a União Européia baniu o uso desse antibiótico, porém vancomicina ainda é utilizada para seres humanos.

Algumas correntes de pensamento, principalmente na Europa, onde o assunto tem merecido maior atenção e, onde também tem havido um maior número de casos relacionados com o aumento de resistência aos antibióticos pelos microorganismos que podem causar doenças em humanos, tem sido proposta uma suspensão gradativa até a não utilização dos antibióticos com a finalidade de promotor de crescimento, para evitar a formação de linhagens resistentes de bactérias. Acredita-se ainda que o uso dos antibióticos deva ser limitado à utilização humana por questões éticas de preservação da vida.

Embora esse tipo de preocupação tenha fundamento, não podemos nos deixar levar pela emoção ou mesmo pela histeria. Os animais assim como os seres humanos são passíveis de adquirirem doenças e infecções que necessitam ser tratadas e, a utilização de antibióticos é necessária. O não tratamento pode ocasionar grandes perdas econômicas na pecuária, como poderão também bactérias do animal terminar alcançando o ser humano através da cadeia de alimentação, acabando por causar um mal maior. Inquestionavelmente esse assunto ainda merece muitos estudos, mas nada impede que até chegarmos a um consenso a utilização de antibióticos na produção animal seja feita com critério e bom senso. Por exemplo, começar não permitindo o uso de antibióticos usados em medicina humana ou veterinária, como promotor de crescimento.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress