Com mais de 50 mil downloads, está disponível gratuitamente para o produtor rural o aplicativo Calculadora de Sementes Forrageiras, na Plataforma Pasto Certo. A ferramenta fornece uma sugestão da quantidade de sementes forrageiras necessária para a implantação ou reforma da pastagem, proporcionando redução de custos e menor desperdício de maquinário.
Para fazer o cálculo, o usuário deve informar qual cultivar forrageira será implantada; o método de semeadura a ser adotado (a lanço ou em linha); e o tipo de semente (não revestida ou revestida).
O aplicativo foi desenvolvido pela Embrapa Gado e Corte, em parceria com a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom-UFMS).
“Com esse instrumento, reforçamos as boas práticas de manejo. É útil para o produtor, que pode escolher a quantidade e a qualidade de sementes, estando mais consciente de suas escolhas”, afirmou em nota o pesquisador Sanzio Barrios, que trabalhou no desenvolvimento do aplicativo junto com os pesquisadores Ademir Zimmer (já falecido) e Jaqueline Verzignassi.
A versão da Pasto Certo 3.0 é a última atualização disponível, lançada no meio de 2021. A ferramenta foi desenvolvida nas versões Android, iOS (Apple) e web (http://www.pastocerto.com ), e funciona em dispositivo móvel.
Na nova versão, foi acrescentada a captação de demandas dos usuários relacionadas à produção pecuária a pasto e também houve inclusão das funcionalidades “calculadora de sementes forrageiras”.
“Com as novas inserções, o aplicativo se consolida como uma plataforma integrada. O uso da ferramenta aumenta a eficiência do sistema produtivo, a partir da correta implantação da pastagem, manejo adequado e consequente maior produção de carne e leite por unidade de área”, acrescenta Barrios.
Verzignassi, representante da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) no Comitê Técnico de Forrageiras da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), diz que, antes de começar a usar o aplicativo, é necessário ter em mãos o “termo de conformidade”, que acompanha a nota fiscal no momento da compra da semente.
“É relevante solicitar o termo de conformidade para que os dados sejam utilizados no cálculo. Toda empresa ou revenda deve fornecer esse termo”, detalha.
Fonte: Globo Rural.