Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 05-abril-2024
8 de abril de 2024
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 08-abril-2024
9 de abril de 2024

Após sete meses de queda, o Índice de Preços de Alimentos da FAO subiu em março

O Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) ficou em 118,3 pontos em março de 2024, um aumento de 1,3 ponto (1,1%) em relação ao nível revisado de fevereiro, uma vez que os aumentos nos índices de preços de óleos vegetais, laticínios e carnes mais do que compensaram as quedas nos índices de açúcar e cereais. O índice, embora tenha registrado um primeiro aumento em março após uma tendência de queda de sete meses, caiu 9,9 pontos (7,7%) em relação ao valor correspondente de um ano atrás.

O Índice de Preços de Carnes da FAO atingiu a média de 113,0 pontos em março, um aumento de 1,9 ponto (1,7%) em relação a fevereiro, marcando o segundo aumento mensal consecutivo. Nesse nível, o índice ficou apenas 1,7 ponto (1,5%) abaixo do valor correspondente de um ano atrás.

Os preços internacionais da carne de aves aumentaram em março, sustentados pela continuidade da demanda de importação estável dos principais países importadores, apesar da ampla oferta sustentada principalmente pela redução dos surtos de gripe aviária nos principais países produtores.

Os preços da carne suína também aumentaram, refletindo principalmente a maior demanda interna antes do feriado da Páscoa, apesar do aumento da oferta, especialmente na Europa Ocidental.

Os preços mundiais da carne bovina continuaram subindo em março, principalmente devido ao aumento das compras pelos principais países importadores. Em contrapartida, os preços internacionais da carne ovina caíram pelo segundo mês consecutivo, impulsionados principalmente por um aumento na oferta que excedeu os níveis sazonais, especialmente da Austrália.

Fonte: FAO, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress