Coreia do Sul deve importar mais carne bovina nos próximos anos, inclusive do Uruguai
17 de março de 2014
Principais indicadores do mercado do boi – 18-03-2014
18 de março de 2014

Aproveitem o bom momento de preços da pecuária para repensar a atividade, pois extremos de preço não são salutares, nem permanentes – Carlos Gottschall [Prêmio BeefPoint Sul]

No dia 4 de abril, será realizado o BeefSummit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento será organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O BeefSummit Sul vai reunir nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A expectativa é de um público de 400 pessoas, entre produtores e investidores, tornando o BeefSummit uma excelente oportunidade de gerar novos negócios.

No dia do evento, o BeefPoint irá homenagear as pessoas que fazem a diferença e têm paixão pela pecuária de corte no Sul do Brasil com o Prêmio BeefPoint Edição Sul. Há vários finalistas, em 13 categorias diferentes.

O público irá escolher através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor os indicados, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.

Conheça Carlos Santos Gottschall,  finalista na categoria Consultor – Profissional de Campo.

Captura de Tela 2014-03-17 às 10.20.03

Carlos Santos Gottschall tem 46 anos de idade, residente em Porto Alegre (RS) e médico veterinário formado há 23 anos pelas UFRGS. É mestre em zootecnia e doutor em Ciências Veterinárias também pela UFRGS, bem como professor do curso de medicina veterinária da ULBRA há 20 anos. Exerce atividade profissional na Universidade integrando ensino-pesquisa e extensão com envolvimento e capacitação de alunos na área de produção animal com ênfase em bovinocultura de corte.

Autor de algumas dezenas de artigos publicados em revistas científicas e autor dos livros:

  • Produção de Novilhos Precoces, Nutrição Manejo e Custos de Produção – Edição 2001 e 2005,
  • Desmame de terneiros de corte – Como? Quando? Por quê? – Edição 2002 e 2009,
  • Gestão e Manejo para a Bovinocultura Leiteira – Edição 2001.

De forma paralela e complementar à atividade de docente, Carlos Gottschall  atua como consultor e prestador de serviços a diversos produtores e propriedades rurais, na área de produção de bovinos de corte, com ênfase em nutrição, sanidade, reprodução, gestão e manejo, sendo responsável pela consultoria técnica em área superior a 30.000 hectares.

clip_image002

BeefPoint: O que você implementou de diferente no trabalho consultor/ profissional de campo no Sul do Brasil, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Sul 2014?

Carlos Gottschall: Acho que neste caso, não foi alguma diferença que levou a indicação. Mas sim o comprometimento e atitudes profissionais voltadas a resultados econômicos e técnicos que foram reconhecidas pelos clientes ao longo de anos.

BeefPoint: O que vem te trazendo mais resultados? (Conte um pouco da sua trajetória de trabalho, missão, visão e valores, etc.)

Carlos Gottschall: Indiscutivelmente a integração entre a atividade acadêmica e a atividade de campo. Os desafios das duas são diários, mas convergentes.

Sempre procurei observar muito e tirar conclusões baseadas em fatos. Durante a formação acadêmica procurei fazer muitos estágios, conversei com professores, ouvi também suas dúvidas e lamentações. Da mesma forma conversei com profissionais de campo. Ao me formar surgiram algumas oportunidades de inserção profissional, mas com elas também o receio das escolhas, pois para cada escolha sempre tem uma renúncia.

Assim, optei pela realização de um mestrado, com vistas a carreira acadêmica, mas com a preocupação de não me tornar um professor sem experiência prática, e conhecimento da realidade de uma mangueira cheia de barro. Paralelamente ao mestrado iniciei a prestação de serviços veterinários com foco em reprodução e posteriormente nutrição em bovinos. Ao término do mesmo iniciei a atividade de docente, como professor universitário.

Não posso deixar de ressaltar, que a partir da prestação de serviços comecei a identificar pontos de estrangulamento em algumas propriedades e responder de forma pró-ativa as demandas que surgiam, formando a base para o trabalho de consultoria atual.

Poderia afirmar que o trabalho de consultoria, resultou de um amadurecimento gradual e acúmulo de experiências que ocorreram conjuntamente entre o consultor e algumas propriedades, que iniciei prestando serviços e a partir deste trabalho novas consultas foram ocorrendo e algumas propriedades incorporadas, sempre após um trabalho de diagnóstico prévio.

Em minha rotina de trabalho, possuo poucos clientes em número, mas com área e número de animais significativo para padrões do Rio Grande do Sul, onde realizo de forma sistemática uma visita mensal conferindo o previsto e realizado do mês anterior ou mesmo do planejamento anual realizado.

Dentre as propriedades assistidas destaco uma cuja rotina de consultoria se repete de forma sistemática há mais de 18 anos, outras duas por mais de 13 anos, uma quarta há mais de 10 anos. Essa longevidade nos conforta, e muito. Digo isto, pois ninguém vai uma vez por mês a uma propriedade, aponta defeitos e ainda cobra por isso por mais de 10 anos consecutivos, se realmente não estiver fazendo alguma diferença!

O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) é exercitado a cada visita. Relatórios técnicos são emitidos e enviados por e-mail para o proprietário e/ou gerente que posteriormente explica aos  demais colaboradores. Procuramos sustentabilidade econômica nos processos que envolvem a produção de bovinos de corte, bem como associação entre gestão e técnica com resultado econômico, reconhecendo que a atividade possui margem estreita e um produto com grande dependência do mercado. Desta forma, acreditamos que na atividade devemos ser conservadores, analisando sempre a capacidade operacional e o fluxo de caixa.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Carlos Gottschall: As projeções para o preço atual do boi gordo, foi o nosso maior erro! Isto se deve ao fato de que em outubro/nov/dez de 2013 nenhum analista previu os valores atuais do preço da arroba ou do quilo do boi. Entretanto, como procuramos ser conservadores no momento das projeções não perdemos, mas deixamos de ganhar.

BeefPoint: Quais habilidades um consultor de campo precisa ter para expandir sua rede de clientes / produtores?

Carlos Gottschall: São tantas habilidades, que chega a ser difícil de enumerar, mas posso afirmar que não há uma receita única. Assim, acredito serem fundamentais características pessoais e técnicas.

Integridade, honestidade, credibilidade, comprometimento, caráter, são fundamentais, mas isoladamente não engordam os animais ou aumentam produtividade. Além destas habilidades já citadas, também são fundamentais experiência, conhecimento técnico, princípios econômicos e uma visão sistêmica da atividade.

Também é importante ter foco – qual é o produto que está sendo vendido (consultoria ou insumos)? Por vezes, observo que alguns técnicos também comercializam insumos. Particularmente acho muito difícil misturar a parte comercial com a técnica. Por princípio não compro nem vendo nada em nenhuma propriedade assistida.

Por fim, acho de suma importância um ótimo relacionamento com os colaboradores (capataz, peões), pois parte da execução é totalmente dependente dos mesmos.

BeefPoint: Consultores de campo, em sua maioria, são graduados em Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, etc, e sabe-se que há certa carência na graduação quanto às práticas relacionadas ao marketing, vendas e atendimento ao cliente. Assim, o que você sugere para contornar esta situação?

Carlos Gottschall: Interdisciplinaridade na formação acadêmica de profissionais de campo é fundamental!

Vale destacar, que os pontos citados na questão anterior, também são importantes para técnicos e consultores e essas habilidades são necessárias. Acredito que o maior marketing para um técnico/consultor é projetar um percentual de natalidade de 85% e atingir a meta projetada, ou estipular 90 dias de período de engorda com um ganho médio diário (GMD) de 1,2 kg por dia e atingir o resultado, ou seja, para ter longevidade na atividade não basta a propaganda, mas sim os resultados efetivos que serão consequência do domínio técnico e a visão sistêmica.

Quanto às vendas, um consultor vende o seu trabalho, que deverá ser balizado por indicadores e metas (biológicas e econômicas). O atendimento ao cliente também é fundamental – comprometimento e retorno as demandas geradas com foco em resultados. Em outras palavras, é necessário muito profissionalismo. Assim, as práticas de marketing questionadas acima são intrínsecas a um trabalho eminentemente profissional.

BeefPoint: Qual inovação / novidade no setor você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Carlos Gottschall: Diversas, uma vez que cada propriedade ou sistema de produção tem demandas específicas e capacidade de melhor aproveitar diferentes técnicas ou inovações. Pode-se destacar:

  • Inseminação artificial em tempo fixo (IATF),
  • Irrigação,
  • Desenvolvimentos de novas variedades forrageiras,
  • Maquinários,
  • Implementos,
  • etc.

Desta forma, posso afirmar que a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico são fundamentais. Mas em linhas gerais não vejo necessidade de uma grande inovação para impactar o setor, pois acredito que tecnologias mais antigas devidamente planejadas, talvez remodeladas e bem orientadas possam resultar em grande impacto produtivo e econômico.

BeefPoint: Quais as ações você tem feito para fidelizar o cliente que está buscando qualidade e bom atendimento?

Carlos Gottschall: Profissionalismo, organização, controle e retorno rápido as demandas e questionamentos, bem como, comprometimento com os processos produtivos e foco em resultados previamente projetados.

BeefPoint: Qual é o diferencial de sua empresa e/ou empresa em que trabalha?

Carlos Gottschall: Experiência, visão sistêmica, compromisso, compartilhamento de preocupações, acertos, erros, aprendizado e um saldo positivo de vitórias ao longo do período.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2014? E por quê?

Carlos Gottschall: Dedicar ainda mais tempo para o planejamento e menos para a execução. Além de ganhar em eficiência sem prejuízo à qualidade da atividade como consultor.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área você mais admira?

Carlos Gottschall: Sem dúvida o Dr. Otto M. Radostitis, autor do livro Herd Health Food Animal Production Medicine, com princípios fundamentais para qualquer técnico e consultor voltado a produção animal.

Em 1994, junto com um colega, tivemos o prazer traze-lo à Porto Alegre, quando o mesmo veio ao Brasil para o Interleite.

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Carlos Gottschall: Aproveitem o bom momento de preços da pecuária para repensar a atividade. Extremos de preço não são salutares, nem permanentes.

Planejamento, gestão e adequação de técnicas são diferencias para a atividade.  Assim, invistam tempo para desenvolver um plano de ação, definir claramente os objetivos e metas, e desenvolver controles precisos.

Da mesma forma, avaliem a rentabilidade e indicadores de desempenho produtivo e econômico, pois sem controles e análise de indicadores as ações de interferência ficarão ao sabor das circunstâncias e o retorno será apenas obra do acaso ou sorte.

Também, recomendo que planejem adequadamente e avaliem as tecnologias disponíveis, uma vez que essas às vezes dão certo em uma propriedade e errado em outra. Seguramente, o problema não está na tecnologia, mas na forma como ela é utilizada. Além do mais, a questão não é maximizar o uso de tecnologias, mas sim otimiza-las e para isto é necessário encontrar o ponto ótimo para cada negócio, região, vocação da propriedade, objetivos de produção, mercado, etc.

Por fim, invistam em recursos humanos! Os resultados da atividade não se resumem apenas a fatores biológicos, mas também são consequências das atitudes das pessoas que conduzem e orientam a atividade.

unnamed

Veja alguns artigos de Carlos Gottschall publicados no BeefPoint:

Princípios de manejo para o aumento da eficiência reprodutiva em bovinos de corte

Pecuária do Sul: reflexões em tempos de mudança

Prêmio BeefPoint Edição Sul: Clique e vote em quem você acha merece ganhar o Prêmio!

Clique aqui e garanta sua inscrição para o BeefSummit Sul

Assista ao vídeo sobre o BeefSummit Sul

2 Comments

  1. Pedro Nery disse:

    Grande professor!

  2. Ney Alfredo Garcia Albornoz disse:

    Muito bom!! É importante pensar e entender o bom momento da pecuária e não apenas desfrutar da alta de preços dos nossos produtos. Nós trabalhamos em cima de ciclos e no final o que vale mesmo é a média!

plugins premium WordPress