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Argentina: Campanha educacional teve bons resultados

O Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina (IPCVA) realizou em 2007 a segunda parte da campanha educativa sobre o trabalho da cadeia de bovinos e carnes. Depois de finalizada a campanha, o Instituto pediu à consultora Analogías que fizesse um estudo de opinião para determinar o impacto, compreensão e avaliação da ação publicitária. Os resultados do estudo da Analogías mostram um alto grau de recordação da campanha. Cerca de 71% das pessoas disseram ter visto ou ouvido alguma parte da campanha de múltiplos alvos. Este resultado supera amplamente a média de recordação de campanha educativa destas características.

O Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina (IPCVA) realizou em 2007 a segunda parte da campanha educativa sobre o trabalho da cadeia de bovinos e carnes. Depois de finalizada a campanha, o Instituto pediu à consultora Analogías que fizesse um estudo de opinião para determinar o impacto, compreensão e avaliação da ação publicitária.

A edição 2007 da campanha educativa teve como objetivo contribuir para superar o alto nível de desconhecimento público sobre o trabalho da cadeia, demonstrado pelo estudo da TNS-Gallup de 2006. Com este objetivo, a campanha pretendeu informar a opinião pública sobre questões fundamentais relacionadas à produção e industrialização da carne, como por exemplo, o tempo de cria de um animal e a quantidade de postos de trabalho vinculados à cadeia.

Foram, então, desenvolvidas duas linhas de campanha: uma com múltiplos alvos e outra focada no público infantil, sendo a primeira vez na Argentina que o setor se dirigiu especialmente às crianças com uma campanha educativa.

Os resultados do estudo da Analogías mostram um alto grau de recordação da campanha. Cerca de 71% das pessoas disseram ter visto ou ouvido alguma parte da campanha de múltiplos alvos. Este resultado supera amplamente a média de recordação de campanha educativa destas características. O resultado é ainda mais destacável ao considerar que não se trata de uma ação destinada a promover uma marca ou um produto específico, mas sim, de fornecer informações sobre um produto genérico, como a carne bovina. A campanha voltada ao público infantil teve resultados similares, já que 65,7% das crianças lembraram de alguma parte.

Quanto à avaliação, 8 de cada 10 entrevistados disseram que a campanha os agradou, sendo os atributos mais valorizados seu caráter educativo e sua credibilidade. O slogan da campanha – “Saber o que consumimos é valorizar o que produzimos” – foi avaliado positivamente, com 91,1% de opiniões favoráveis.

No que se refere ao aprendizado pós campanha, 74,9% dos que se lembraram de alguma parte disseram ter recebido informações que desconheciam sobre o trabalho da cadeia de carne bovina.

Das duas partes da campanha de múltiplos alvos, a mais lembrada está relacionada com o tempo de criação de um animal (47,4%), que também teve um alto nível de compreensão de conceito (63%) e de recordação de frases (87,3%). Por sua vez, a idéia da parte que se refere à quantidade de mão-de-obra direta e indireta gerada pela indústria de carnes foi recordada por 49,5%.

Quanto à campanha para crianças, 85% dos entrevistados lembraram corretamente a mensagem das campanhas publicitárias na TV, enquanto que 8 em cada 10 crianças demonstraram seu agrado sobre a campanha. Com relação à fixação de conceitos, o da parte que se refere à quantidade de mão-de-obra gerada pela indústria de carnes foi retida por 82,3% das crianças que lembravam da campanha.

A partir das percepções geradas pela campanha, as crianças entrevistadas consideraram que foi didática e lhes forneceu informações que desconheciam (73,5%).

O estudo da Analogías foi realizado de forma pessoal e domiciliar a 500 homens e mulheres, além 400 crianças de 6 a 12 anos, da Capital Federal, Grande Buenos Aires, Córdoba (cidade) e Rosário. Para a campanha de 2007 foram desenvolvidas cinco partes gráficas, quatro comerciais para a televisão e três comerciais de rádio.

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