O frigorífico Swift Armour da Argentina adquiriu a marca de carnes de alta qualidade Cabaña Las Lilas, que pertencia ao Grupo Friar, em uma operação de cerca de US$ 4 milhões.
A compra é parte de um plano estratégico de crescimento que a empresa Swift vem implementando, nos últimos meses, para entrar no segmento de cortes frescos de alto valor e qualidade. Até agora, a companhia só produzia para o mercado interno produtos pré-cozidos, como patês, salsichas e carnes enlatadas. Desta forma, a aquisição da Cabañas Las Lilas permitirá que a Swift passe a competir com outras empresas, como a Carnes Angus – produzida pela Pilagá SA – e a Carnes Hereford, nas gôndolas dos principais supermercados.
“O investimento que fizemos é duplamente importante, levando-se em consideração o contexto econômico da Argentina. Nossa idéia é duplicar em um ano o faturamento da Cabaña Las Lilas (US$ 6 milhões), já que implementaremos uma estratégia que inclui a incorporação de novos produtos”, disse o presidente da Swift da Argentina, Carlos Oliva Funes.
Contexto atípico
É necessário reconhecer que, à primeira vista, essa jogada da Swift parece arriscada, em meio à profunda crise econômica pela qual a Argentina está passando. Porém, vale destacar que as condições da indústria frigorífica mudaram muito em fevereiro passado, com a reabertura do mercado europeu às carnes argentinas, depois de ficar fechado por quase um ano, devido ao surgimento da epidemia de febre aftosa que acometeu o rebanho argentino no ano passado. Além disso, a desvalorização do peso colocou este setor da economia em uma posição privilegiada, uma vez que obteve grandes vantagens com relação aos demais países competidores.
“Eu acredito que o país vai duplicar as exportações de carnes do ano passado. Este investimento tem como objetivo principal consolidar a indústria frigorífica em território argentino. No próximo mês, vamos anunciar novos investimentos, que complementarão a compra da Cabaña Las Lilas”.
Uma marca com história
A Cabaña Las Lilas foi fundada na década de oitenta, quando na Argentina ainda não havia carnes com marca – cortes embalados a vácuo com garantia extra de qualidade. O fundador do projeto foi Octavio Caraballo, na época diretor do grupo Bunge e Born, em sintonia com a tendência mundial de oferecer aos consumidores um produto com maior valor agregado. Na década de 90, apesar dos preços mais altos dos produtos, as carnes da Cabaña Las Lilas se transformaram, na Argentina, em um sinônimo de qualidade entre os consumidores. De fato, esta experiência mostrou um caminho que, mais tarde, foi seguido por outros frigoríficos e empresários do setor.
A Swift da Argentina é líder no mercado interno e externo de carnes pré-cozidas, mas não tinha, até então, produtos frescos. Funes disse que, além de ter comprado a marca, altamente reconhecida no país, a Swift comprou também os equipamentos de produção, além dos pontos de venda. Ele afirmou que os cortes de qualidade – que até agora estavam sendo produzidos em Santa Fé – passarão a ser produzidos nas instalações da província de Buenos Aires.
A compra, fechada após um longo período de discussão, inclui também o uso da marca no exterior. Isso porque, as carnes Cabañas Las Lilas vinham ganhando bastante prestígio no exterior nos últimos anos, especialmente em nichos de mercado, onde são comercializados produtos do tipo gourmet e restaurantes do Brasil, Alemanha, França e Espanha.
“Vamos nos concentrar no exterior, para recuperar a participação que nossos competidores ganharam durante o período em que os mercados ficaram fechados para a Argentina”. A Swift conta com uma cota Hilton de 2.250 toneladas para a Europa.
Fonte: La Nación (por Franco Varise), adaptado por Equipe BeefPoint