O governo argentino deve autorizar, em breve, a instalação do primeiro mercado futuro de carne bovina do país em cinco anos, segundo fontes próximas à negociação.
A comissão de valores mobiliários local, conhecida como CNV, deve aprovar formalmente a criação do mercado em 15 dias, de acordo com o diretor de desenvolvimento de novos negócios da Bolsa de Futuros de Rosário (Rofex), Javier Marcus. “A CNV já concedeu uma aprovação preliminar, obtivemos a aprovação da Secretaria de Agricultura e agora a proposta voltará à comissão para a confirmação final”, revelou.
No passado, os mercados futuros de carne bovina enfrentaram dificuldade no país por conta das constantes mudanças nas políticas de produção do governo, que gerou baixa volatilidade e liquidez nas bolsas.
A Argentina é o terceiro maior exportador de carne bovina do mundo, atrás de Brasil e Austrália, e deverá vender mais de 700 mil toneladas do produto em 2006, segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Se a projeção for confirmada será o maior resultado do país em 25 anos.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe BeefPoint