Mercado Físico da Vaca – 15/02/11
15 de fevereiro de 2011
Mercados Futuros – 16/02/11
17 de fevereiro de 2011

Arroba do Boi e Atacado: muita calma nessa hora

Observe como está andando o mercado. Observe como a arroba do boi acompanha de perto o desenvolvimento da venda de carne no mercado interno. Essa estabilidade é a tal que normalmente a gente chama de uma janela de negociação. Apesar da conotação altista que estamos tendo nesses últimos dias, a verdade é que o mercado não sai do lugar desde o final de dezembro. O lado positivo é que essa alta atual, de fevereiro, está ocorrendo com o atacado "puxando" o boi. Isso é um bom sinal, mas ainda não é o suficiente, pois os próximos meses é que teremos o grosso da safra.

Observe como está andando o mercado. Observe como a arroba do boi acompanha de perto o desenvolvimento da venda de carne no mercado interno. Reparou na estabilidade?

Sim… Essa estabilidade é a tal que normalmente a gente chama de uma janela de negociação. Apesar da conotação altista que estamos tendo nesses últimos dias — principalmente no Twitter — com a pequena alta da arroba do boi, a verdade é que o mercado não sai do lugar desde o final de dezembro. Não sei se isso representa “alta” ou “baixa”. Para mim estabilidade é estabilidade, ou seja, o mercado está indefinido.

Somente ao sair dessa janela de negociação é que poderemos dizer alguma coisa, tal qual os objetivos de alta e baixa que comentei no texto da CP dessa semana.

O lado positivo é que essa alta atual, de fevereiro, está ocorrendo com o atacado “puxando” o boi. Repare a linha vermelha acima da linha preta. Isso é um bom sinal, mas ainda não é o suficiente, pois os próximos meses é que teremos o grosso da safra. Vamos ver.

Como diz Rod Tidwell no filme Jerry Maquire: “Show me the money!”

Fonte: Carta Pecuária

0 Comments

  1. Ernani Sales Palma disse:

    Além de tudo que foi exposto aqui, deve-se considerar a incorporação da chamada nova classe média ao mercardo consumidor. Como diz a manicure da minha esposa: “Agora que temos possibilidades, queremos comer picanha todo dia”. Acho que este fato de novos consumidores estarem atuando no mercado interno está influenciando o preço do boi.

  2. Marcos Francisco Peres disse:

    Prezado Rogério,
    Historicamente esse período que passamos é de plena safra, com preços da arroba em queda, portanto, o fato da estabilidade de preços nesta época é sim um sinal de mercado firme.

plugins premium WordPress