A direção da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) deve fechar amanhã um acordo com o Pão de Açúcar para o fornecimento de “carne de nelore natural”. Segundo o presidente da ACNB, Carlos Viacava, a idéia é abastecer todas as lojas do grupo na Grande São Paulo, e atingir o abate de dez mil bois por mês. É o que informa reportagem de Cibelle Bouças e Giseli Cabrini, publicada hoje na Gazeta Mercantil.
“A carne de nelore natural terá um selo que atestará que o gado foi alimentado com capim ou produtos vegetais, evitando alimentação com rocha fosfática e com ausência total de ração com componentes de origem animal e/ou hormônios.
A carne de “nelore natural” poderá chegar a obter no mercado uma cotação de 2% a 3% acima do valor atual. A ACNB pretende lançar um projeto avaliado em R$ 5 milhões para divulgar o programa da carne de nelore natural. Viacava espera que a carne certificada chegue às gôndolas em dois meses.
“Neste período, a associação e o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec) estarão credenciando os fornecedores.”
O processo de credenciamento vai envolver por parte dos fornecedores um termo de responsabilidade atestando que aquele gado foi alimentado com produtos 100% vegetais. Também será exigido que o animal tenha três anos, cobertura de gordura de dois a oito milímetros e peso de 16 a 19 arrobas.
(Por Giseli Cabrini, do Panorama Setorial e Cibelle Bouças, para Gazeta Mercantil, 13/03/01)