A colheita de soja da safra 2020/21 chegou a 0,7% da estimativa de área plantada, segundo a consultoria AgRural. O número é bem inferior aos 4,2% do mesmo período do ano passado. Com esse atraso, o plantio de milho safrinha ainda não começou.
Grande parte das áreas produtoras de soja do Brasil registraram volumes significativos de chuva na última semana, um quadro que pode favorecer a produtividade da safra, beneficiando as áreas em floração e enchimento de grãos. Como houve atraso também no plantio, poucas lavouras estão prontas para a colheita.
Por outro lado, as chuvas constantes, com poucas aberturas de sol, o céu encoberto e a baixa luminosidade dificultaram a colheita das primeiras áreas e tendem a atrasar a safra ainda mais. Segundo a consultoria, esses elementos podem afetar a fisiologia da soja e alongar o ciclo da cultura.
A AgRural estima que a produção brasileira fique em 131,7 milhões de toneladas. “Caso o clima continue colaborando com as lavouras mais tardias, a revisão de fevereiro poderá trazer ajustes positivos de produtividade no Rio Grande do Sul e no Matopiba”, diz a consultoria, em nota.
Fonte: Valor Econômico.