BeefPoint realiza palestra sobre mercado do boi e da carne para Bayer
17 de março de 2008
Preços médios da carne bovina in natura exportada pelo Brasil
19 de março de 2008

Audiência debate novamente as restrições européias

Nesta quarta-feira (19), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública para discutir as restrições da União Européia (UE) à carne bovina brasileira. A audiência foi sugerida pelos deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), Beto Faro (PT-PA) e Waldir Neves (PSDB-MS).

Nesta quarta-feira (19), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública para discutir as restrições da União Européia (UE) à carne bovina brasileira. A audiência foi sugerida pelos deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), Beto Faro (PT-PA) e Waldir Neves (PSDB-MS).

Segundo Caiado, a habilitação de propriedades para fornecimento de gado aos frigoríficos do bloco é uma exigência européia somente para o Brasil, o que configura tratamento discriminatório. Essa medida, segundo ele, viola o Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC), que tem como base o princípio da não-discriminação. “Os níveis de proteção sanitária do rebanho brasileiro são equivalentes aos dos demais países membros da OMC. Não existe risco à saúde e à vida humana e animal nem existe evidência científica que justifique estabelecer níveis mais elevados de proteção”, destacou.

O deputado Waldir Neves espera informações sobre os procedimentos utilizados para monitorar a qualidade da carne bovina exportada.

Caiado ressalta que o Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) não levou em consideração as peculiaridades da cadeia produtiva de carne bovina no País. “Os critérios de qualificação das certificadoras foram falhos, a fiscalização dessas entidades não existe ou é limitada e o custo do sistema é muito elevado.” Segundo o deputado, os produtores ainda não compreenderam a importância da rastreabilidade devido à falta de informação sobre o Sisbov.

As informações são da Agência Câmara.

0 Comments

  1. Roberto Ferreira da Silva disse:

    Falta informação pelo motivo dos proprios produtores não a buscarem. Para Adesão ao sistema o mesmo reconhece firma que tem conhecimento de toda a instrução normativa, o que mais falta de informação? Ou eles assinam e reconhecem firma sem ler?

    Falta mesmo os produtores compreenderem a importância da rastreabilidade não só para os ganhos no diferencial da @ paga pelos frigoríficos e sim também pela gestão que a implantação e manutenção (que muito se deve aos produtores) proporciona a propriedade. Estes ganhos são totalmente tangíveis e auxiliam e muito o produtor nas tomadas de decisões e na gestão da propriedade.

  2. Humberto de Freitas Tavares disse:

    Pecuarista bem informado jamais será enganado.

    Ouça o teor completo da sessão em

    http://imagem.camara.gov.br/internet/audio/Resultado.asp?txtCodigo=00011867

    Vou ouvir também e depois farei meus comentários.

  3. Humberto de Freitas Tavares disse:

    Todo pecuarista precisa ouvir as discussões desta sessão na íntegra, principalmente as contribuições de Caiado, Micheletto, Stephanes, Pereira e Piau.

    Um dado que eu desconhecia, e que mostra as fraudes que o Sisbov propiciou (ou encorajou), diz respeito ao numero de animais que foram baixados da base de dados e o numero de peças de carne exportadas para a UE. Nas contas de Caiado, temos no Brasil o boi transgênico, que rendeu para os europeus 14 contrafilés, 10 alcatras e 6 filés mignons.

    Por tudo isso devemos enaltecer a disposição da Câmara Federal, e principalmente de Caiado, que encerrou a sessão com este Sumário:

    “Esta Casa já assumiu uma posição. Vai trabalhar e vai elaborar um projeto de lei definindo de que maneira nos vamos ter o controle sanitário do país. É um sentimento da Casa, que não quer ver suas prerrogativas sendo desrespeitadas e que quer definir o que é controle sanitário no país. A tendência é hoje de maior transferência de poder para os estados, e de reformulação da metodologia existente no país, que foi importada da Europa. Em segundo lugar, devemos caminhar no sentido da identificação das propriedades, e não da identificação individual dos animais”.

    Já era tempo, após muitos milhões (talvez quase 1 bilhão) de reais arrancados do nosso bolso por este lamentável, insano e inútil Sisbov”.

plugins premium WordPress