O rebanho bovino e bubalino do Amapá poderá atingir o status sanitário de livre da febre aftosa até o fim de 2015, segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) do Amapá. A instituição informou que a cobertura vacinal de 78% do rebanho amapaense em 2014 (355 mil animais) e a construção de 5 barreiras sanitárias no estado contribuem para a mudança de status junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Uma auditoria do Mapa no estado, prevista para acontecer em julho de 2015, vai avaliar a situação sanitária no Amapá.
Nesta segunda-feira (23), a Diagro prometeu iniciar uma avaliação da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada em 2014, para formular um inquérito soroepidemiológico sobre a circulação do vírus no estado.Se avaliado positivamente, o Amapá, que é de alto risco, passa a ser um estado de médio risco para a doença
Segundo o diretor da Diagro, Otacílio Barbosa, barreiras sanitárias também foram montadas no Amapá, nos municípios de Oiapoque, Tartarugalzinho, Porto Grande, Mazagão e Laranjal do Jari.
Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.