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Austrália: açougues usam diferentes estratégias para manter clientes

Açougues de Brisbane, na Austrália, usam estratégias diferentes para manter clientes e enfrentar os desafios da competição. Como sobrevive um pequeno açougue independente? O preço é a única influência sobre os clientes e o que fazem os açougues independentes para manter os clientes?

Açougues de Brisbane, na Austrália, usam estratégias diferentes para manter clientes e enfrentar os desafios da competição. Como sobrevive um pequeno açougue independente? O preço é a única influência sobre os clientes e o que fazem os açougues independentes para manter os clientes? O Queensland Coutry Life visitou quatro açougues do subúrbio para fazer essas questões.

Clancy James

Lojas: Taringa, Yeronga, Aeroporto de Brisbane, Manly West

Funcionários: 17

Estabelecido em 2005.

O açougueiro de Taringa, David Bobberman, disse que uma forma de competir com os supermercados no setor de carnes é criar uma experiência que envolva a refeição. “Fornecemos uma experiência de refeição que vai além de simplesmente vender carne como commodity. Qualidade e consistência são importantes e não necessariamente uma marca em particular de carne bovina, apesar de os clientes frequentemente perguntarem de onde ela vem”.

“Não é apenas fornecer uma experiência de consumo, mas também dar aos clientes o que eles querem. Se estudantes universitários locais quiserem comprar uma salsicha com cartão de crédito comprarão. Trata-se de um local de demografia mista, próximo à universidade, com muitos estudantes e aposentados. Um estudante pode ter somente A$ 2,50 (US$ 2,67), para duas salsichas. Porém, se é o que eles querem, ótimo, não os afastemos. Você não pode comprar duas salsichas ou frequentemente um pedaço de bife nos supermercados. Tudo é pré-embalado, e não existe alguém lá para ajudar, nem para dar conselhos”.

O custo do produto é outro fator importante, disse Bobberman. “Se você estiver comprando 1.000 quilos de carne, economizar 10 centavos (10,69 centavos de dólar) por quilo equivale a A$ 100 (US$ 106,97). Quando você tem um pouco de escala, as vantagens de comprar grandes volumes se tornam aparentes”.

Village Meats, Rosalie

Lojas: One, Rosalie

Funcionários: Seis.

Estabelecido em 2003.

O açougueiro de Rosalie, David Richardson, do Village Meats, acredita que obter e vender produtos garantidos e fornecer aos clientes o que eles querem é a chave para manter os clientes satisfeitos.

“Estabelecemo-nos aqui há oito anos e não tivemos nenhuma queixa. Se existe um problema com algum produto, podemos rastreá-lo diretamente aos fornecedores. Se o produto que você está vendendo vem na porta e é de alta qualidade, existe um custo associado com o fornecimento desse produto, particularmente quando é certificado. Podemos fazer isso, mas os supermercados podem não ter margens”.

Richardson disse que o desenvolvimento de certificação de padrões de qualidade foi desenvolvido nos últimos cinco anos. “Trabalhamos com a carne bovina australiana certificada Angus. É um produto consistente, com os produtores cumprindo metas de produção de um produto de alto padrão”.

“Faremos salsichas sob encomenda se existir uma receita particular. Fizemos isso em uma série de ocasiões, incluindo receitas gregas e até salsichas especiais tradicionais tchecoslovacas. O aconselhamento é importante. É nossa capacidade de cumprir com o que nossos clientes estão pedindo, que nos coloca fora dos supermercados”.

Prime Specialty Meats, James Street Markets

Lojas: New Farm and Southport

Funcionários: 10

Estabelecido em 2002.

O gerente do Prime Specialty Meats de New Farm, Phil Smith, associa o sucesso ao amor pelo comércio, qualidade dos produtos e atenção aos detalhes.

O Prime Specialty Meats conseguiu um grande sucesso com suas salsichas. “O acesso a ingredientes de qualidade significa que podemos fornecer variedade. Usamos sabores e temperos sazonais para complementar a carne”.

Smith disse que a apresentação da loja e dos açougueiros também é importante. O Prime Specialty Meats está localizado no complexo James Street Markets, que também oferece frutos do mar, pão, frutas, vegetais e armazéns. O proprietário, Mitch Love, disse que a chave do sucesso no varejo era entender os clientes.

“Trata-se um pouco de quem são as pessoas que compram aqui. Nós tentamos fornecer o melhor produto que podemos encontrar, não somente no Prime, mas outros produtos de frutas e vegetais também. Os trabalhadores de escritório estão buscando uma refeição rápida que seja fresca e fácil de preparar. Melhor serviço, melhor produto. É bastante simples”.

Allsop and England

Loja: Coorparoo

Funcionários: quatro

Estabelecida em 1980.

O açougueiro de Coorparoo, Duncan Allsop, dá uma razão pela qual a Allsop and England sobreviveu por 30 anos fornecendo carne às pessoas locais e resistiu à competição com grandes redes. “Se não fosse pelos orgânicos, não estaríamos aqui”.

“Nosso foco nos orgânicos começou com uma orientação de uma pessoa que praticava medicina natural. A paciente parecia ter reação aos conservantes usados nas salsichas. Assim, 20 anos atrás, começamos a produzir salsichas sem conservantes. Logo após começar a consumir nossas salsichas, os sintomas dessa pequena garotinha desapareceram. A fama se espalhou, os produtos orgânicos e sem conservantes foram comprados por clientes muitas vezes”.

Allsop disse que o negócio depende de fornecedores certificados. “Os caprinos vêm inteiros fornecidos por Patrick e Jane Hanley de Blythe Downs, Roma. Nossos porcos vêm de Gorralie, em Goondiwindi, e nossos frangos de Brendale Farms. É todo o negócio aqui naturalmente produzido sem conservantes ou nitritos de sódio. Tudo é preparado no local. Dessa forma, você mantém o controle e sabe o que está indo em cada produto. Nós desossamos a galinha inteira, defumamos nossos próprios presuntos e bacons”.

Allsop disse que viu muita mudança nos últimos 41 anos. “Antes tinha quatro açougues aqui em Coorparoo. Agora, tem só um. A mudança real para os açougues tradicionais vêm quando as grandes redes chegam. Porém, em acho que as pequenas lojas se manterão ativas”.

Em 06/03/12 – 0,93464 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

 

A reportagem é do FarmOnline.com.au, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

2 Comments

  1. Flavio Saldanha disse:

    Muito interessante a matéria principalmente no que tange a estratégia comum para sobreviver ao ataque dos grandes, neste caso dos supermercados. Todos comentaram em diferenciação, seja de produtos e/ou serviços (qualidade), e principalmente na venda consultiva, orientativa ao cliente. Tipo de atendimento que anda em falta tambem nos supermercados e em grnades estabelecimentos, que focam em volume e acabam perdendo o contato direto com o consumidor. Ainda acredito na leitura do desejo do consumidor para saber o que entregar a ele em sua decisão de consumo.

  2. Carlos Magno disse:

    Interessante esse tipo de atendimento; quase que “personalizado”, junto ao cliente!