Os resultados iniciais da campanha de marketing da carne bovina lançada em outubro passado pelo Meat and Livestock Australia (MLA) com um investimento de A$ 5 milhões (US$ 5,01 milhões) – chamada “Nothing beats Beef” (“nada supera a carne bovina”) – (veja matéria relacionada) indicam que a campanha está construindo de forma bem sucedida as bases para reviver as ligações emocionais entre os australianos e a carne bovina, disse o gerente geral de marketing do MLA, Glen Feist.
“Os resultados mostram que a campanha tem sido um grande primeiro passo para o firme estabelecimento da nova mensagem ‘Nothing beats Beef’, lembrando aos australianos que coloquem carne bovina no churrasco durante o verão”.
Dois comerciais – um descrevendo com humor a distância que as pessoas percorrem para garantir sua carne bovina em um casamento e o outro lembrando aos consumidores que nada supera a carne bovina no churrasco – foram vistos por mais de 14,6 milhões de australianos nos metrôs e outras mídias. Os comercias começaram a ser exibidos em 14 de outubro.
O anúncio do casamento, em particular, mostrou ser bem sucedido, disse Feist. “Pesquisas mostraram que 84% dos expectadores concordaram que o comercial posicionou a carne bovina como a carne mais desejável”.
Durante o período promocional, A Roy Morgan Research notou um aumento nas compras de cortes de carne bovina e de carne bovina para churrasco. Mais de 51 milhões de porções de carne bovina e de vitelo foram compradas em média por semana durante outubro e novembro – um aumento de 6% com relação aos 48 milhões no mesmo período de 2009.
As compras de steaks aumentaram em 12% (de 10,75 milhões de porções por semana para 12,03 milhões) e as compras de porções de linguiça bovina aumentaram em 14% com relação ao ano anterior (de 7,47 milhões para 8,5 milhões por semana).
Os varejistas apoiaram a campanha com suas próprias promoções, disse Feist. “Apesar de 66% dos açougues terem participado da campanha, isso foi menos que a meta do MLA, de 75%, de forma que essa é uma área em que realmente queremos focar em futuras campanhas para aumentar a demanda dos consumidores por carne bovina ainda mais”.
A força-tarefa do MLA confirmou a próxima fase da campanha, que incluirá publicidade tática para capitalizar sobre a cerimônia que vai celebrar a união entre o Príncipe Willian e Kate Middleton no dia 29 de abril, e outros comerciais de TV e demais atividades promocionais em junho-julho para garantir o lugar da carne bovina no cardápio de inverno da Austrália.
Em 22/03/11:
1 Dólar Australiano = US$ 1,00219
0,99763 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é do MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.