As exportações australianas de carne bovina, ovina e caprina para a China deverão aumentar após a aceitação por parte do governo chinês do sistema de inspeção de carnes para exportação da Austrália. O ministro do Comércio, Mark Vaile, e o ministro da Agricultura da Australia, Warren Truss, disseram que isto significa que o Serviço Australiano de Inspeção e Quarentena (Australian Quarantine and Inspection Service – AQIS) pode, agora, recomendar o registro de plantas integradas de processamento de carnes que estejam de acordo com requerimentos específicos da China.
Vaile disse que a China é um mercado significante para os produtos agrícolas australianos, incluindo produtos seguros e de alta qualidade derivados de carne – que tiveram um valor de A$ 60 milhões (US$ 45,60 milhões) em 2003.
“A aprovação do sistema de inspeção de carnes para exportação da Austrália seguiu um acordo feito em 2003 sobre protocolos bilaterais de quarentena e pode ajudar nossos produtores a aumentar significantemente suas exportações à China, lucrando mais com este mercado”, disse ele.
Antes, a Austrália podia exportar carnes para a China somente dentro de quatro categorias:
– Produtos cozidos e processados antes de entrarem no mercado de varejo;
– Produtos processados na China para re-exportação;
– Produtos destinados a hotéis de luxo; e
– Produtos destinados ao uso pessoal de diplomatas.
Truss disse que as autoridades de inspeção e quarentena de ambos os países têm trabalhado em conjunto para finalizar o registro de estabelecimentos de processamento de carnes de Austrália que queriam exportar para a China antes deste país introduzir novas regulamentações de importação no final deste mês. “Vários destes estabelecimentos já foram registrados”, disse ele.
Vaile disse também que enquanto esse processo de registro não for finalizado, a China emitirá permissões de importação até o final de junho de 2005 sob as quatro categorias supracitadas. Truss disse que a China também concordou em adiar a implementação de seus requerimentos de rotulagem para carnes importadas até primeiro de dezembro de 2004, permitindo desta forma, que a Austrália desenvolva sistemas que são necessários para se adequar a esses requerimentos.
Segundo os ministros, estão sendo discutidos outros assuntos técnicos, incluindo as exportações de miúdos. A China é o terceiro maior parceiro comercial da Austrália e o segundo maior mercado de exportação de mercadorias. O comércio bilateral de bens e serviços foi no valor de mais de A$ 25 bilhões (US$ 19,00 bilhões) em 2003-2004.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint