As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália aumentaram em 7% em março com relação ao ano anterior, com os envios aumentando de forma significativa para vários mercados, incluindo Coreia, Rússia, Taiwan e Oriente Médio. Direcionada pela maior demanda global de carne bovina e maior produção de carne no final de fevereiro e começo de março, as exportações no mês passado totalizaram 87.471 toneladas - o terceiro maior volume mensal total durante os últimos dois anos. Apesar de uma maior oferta de carne bovina facilitada pelos maiores envios no mês, a demanda global e os preços continuam a se recuperar após dois anos difíceis, ajudando a compensar o dólar australiano muito valorizado.
As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália aumentaram em 7% em março com relação ao ano anterior, com os envios aumentando de forma significativa para vários mercados, incluindo Coreia, Rússia, Taiwan e Oriente Médio. Direcionada pela maior demanda global de carne bovina e maior produção de carne no final de fevereiro e começo de março, as exportações no mês passado totalizaram 87.471 toneladas – o terceiro maior volume mensal total durante os últimos dois anos.
Apesar de uma maior oferta de carne bovina facilitada pelos maiores envios no mês, a demanda global e os preços continuam a se recuperar após dois anos difíceis, ajudando a compensar o dólar australiano muito valorizado.
O envios à Coreia continuaram crescendo neste começo de 2011, com as exportações no mês de março a esse mercado aumentando em 48% com relação ao ano anterior, para 16.555 toneladas – o terceiro maior volume mensal registrado, somente ultrapassado pelos dois meses finais de 2007. As exportações à Coreia continuam desafiando as expectativas, considerando a competição significativamente maior da carne dos Estados Unidos, com as exportações australianas no primeiro trimestre de 2011 totalizando 39.562 toneladas – 61% acima do período correspondente no ano anterior.
Considerando os eventos devastadores ocorridos no Japão no começo de março, o comércio durante o mês foi bastante incerto, com um impacto de longo prazo desses eventos ainda precisando ser determinados. As exportações australianas totalizaram 31.825 toneladas – que foram 9% abaixo da média de março dos últimos cinco anos. Com relação ao ano anterior, as exportações de carne bovina para março caíram em 19%, apesar de isso ter sido acentuado pelos volumes muito grandes exportados em 2010 (39.285 toneladas), após um lento começo do ano.
Embora aumentando durante março, as exportações de carne bovina da Austrália aos Estados Unidos continuam limitadas, com as exportações no mês passado totalizando 15.507 toneladas – o maior volume mensal total desde agosto de 2010, mas ainda 32% abaixo da média dos últimos cinco anos.
Os envios para a Rússia se recuperaram em março, aumentando em quatro vezes com relação ao mesmo período do ano anterior, para 5.892 toneladas. As exportações também aumentaram para Taiwan (3.569 toneladas) e Oriente Médio (2.417 toneladas), aumentos de 56% e 100%, respectivamente, com relação ao mesmo período do ano anterior. Em contraste, as exportações para a Indonésia declinaram em 45% com relação ao ano anterior, para 1.845 toneladas.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.